COMISSÃO DA POBREZA FOI AO RIO E A SÃO PAULO

Da Redação | 12/11/1999, 00h00

A Comissão Mista para a Erradicação da Pobreza, presidida pelo senador Maguito Vilela (PMDB-GO), encerrou a semana visitando São Paulo e Rio de Janeiro, com o propósito de conhecer programas que vêm tendo êxito na redução da miséria nesses centros urbanos. Também estava prevista para sábado (dia 13) uma audiência com o economista Celso Furtado, que não pôde vir fazer uma exposição para a comissão em Brasília.
Em São Paulo, a visita começou pela Cooperativa de Catadores de Papelão, em Pinheiros, Zona Oeste, onde 150 pessoas trabalham na coleta, seleção e limpeza de material reciclável. Os equipamentos usados são dos próprios cooperados, que recolhem 200 toneladas de lixo por mês, o que possibilita renda média mensal de dois salários minimos a cada um.
Os cooperados informaram que a cooperativa está ameaçada de fechar as portas porque a prefeitura requisitou o espaço. Os parlamentares da Comissão da Pobreza se comprometeram a ajudá-los a manter o lugar. A segunda visita foi à comunidade São Martinho, na Zona Leste, um centro de convivência que dá assistência à população de rua. Depois, os parlamentares foram à cadeia de Pinheiros, visitar os internos removidos da unidade Imigrantes da Febem.
À tarde, a comissão visitou a comunidade metodista do povo da rua, situada sob um viaduto. Os parlamentares foram também a Mariápolis, na Vargem Grande paulista, conhecer o movimento Focolaris e o Fórum Empresarial Espartacus. O movimento prega a solidariedade e o fórum pratica a chamada economia de comunhão, que implica na seguinte divisão dos lucros: investimento nas próprias empresas, capacitação de pessoas e doação aos pobres.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: