REQUIÃO PROTESTA CONTRA ARQUIVAMENTO DA CPI

Da Redação | 11/11/1999, 00h00

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) protestou, nesta quinta-feira (dia 11), contra a decisão da Mesa do Senado de arquivar o requerimento do senador Osmar Dias (PSDB-PR) para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades e corrupção nas casas de bingos.
Segundo Requião, o requerimento já contava com 33 assinaturas, seis a mais do que o mínimo de 27, indispensáveis para pedir uma CPI. "Por manobra dos senadores Jáder Barbalho (PMDB-PA), Ney Suassuna (PMDB-PB) e do líder do governo no Senado, José Roberto Arruda (PSDB-DF), sete assinaturas foram retiradas do pedido", acusou.
Requião protestou contra "mais essa pressão do governo sobre o Senado", lamentando que "a Casa e o presidente Antonio Carlos Magalhães não tenham demostrado, no episódio, a mesma coragem que tiveram por ocasião da instalação da CPI do Poder Judiciário".
O senador pelo Paraná também lamentou que a Mesa do Senado tenha se recusado a enviar ao Procurador Geral da República, Geraldo Brindeiro, seu pedido de informações sobre as providências tomadas pelo Ministério Público a respeito das conclusões da CPI da Câmara dos Deputados, sobre favorecimento da administração federal à empresa Quatro Rodas, da Editora Abril.
Requião disse que "algo estranho" está acontecendo no Senado. "Lavro meu protesto contra a recusa da Mesa em encaminhar meu pedido de informações, escudando-se em minúcias regimentais. Mas não vou desistir. Vou enviar o pedido como cidadão e como senador. Quero saber o que o Ministério Público está fazendo a respeito das barbaridades do grupo Abril e do seu presidente, Roberto Civita, denunciadas pela CPI", afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: