ÍRIS QUER JOVENS E CRIANÇAS COMO PRIORIDADES NACIONAIS
Da Redação | 29/10/1999, 00h00
Ao registrar que no dia 31 de outubro é celebrado o Dia Internacional da Juventude, o senador Íris Resende (PMDB-GO) fez uma reflexão sobre o significado das políticas públicas para os jovens. Ele lançou o desafio de tornar a criança e o jovem prioridades nacionais, com a garantia no Orçamento de verbas para a educação suficientes para proporcionar um ensino de boa qualidade:
- Que tal se a energia do Estado fosse canalizada para a boa gerência e fiscalização na aplicação desses recursos? Que tal criar programas de incentivo ao primeiro emprego? Que tal assegurar assistência à saúde de maneira digna a toda a população jovem e não apenas àquelas cujos pais podem pagar planos de saúde? - propôs. :
Na opinião do senador, assegurando aos jovens e crianças educação, saúde, uma boa formação cultural e dando-lhes oportunidade de exercerem sua cidadania política, o Brasil não precisaria seguir o receituário adotado pelo FMI, e poderia construir seu futuro. :
Íris Resende fez uma análise sobre a educação no Brasil e concluiu que as perspectivas são boas. Citando dados oficiais, ele disse que em 1998 a taxa de escolarização da população com idade escolar obrigatória atingiu 95,8%. Ele também informou que este ano continuaram crescendo a procura pela escola, exemplificando que somente no ensino médio as matrículas foram acrescidas em 11,5%.:
Por outro lado, Íris Resende disse que no ensino fundamental, quase metade dos alunos estudam em séries que não correspondem à respectiva idade. Ele justificou que essa defasagem deve-se aos altos índices de reprovação e abandono escolar, que levam à "expulsão" da escola de mais de um quarto dos estudantes brasileiros. Os números citados pelo senador, indicando que apenas 4,7% da população brasileira têm formação universitária, também apontam a existência de problemas nesse nível de escolaridade. Deste total, dois terços são filhos de pais com curso superior e com maiores possibilidades financeiras de custearem sua educação. :
- Existe a necessidade de estender as vagas universitárias aos jovens oriundos das classes populares. Seja reservando percentuais de vagas para eles nas universidades públicas, seja concedendo bolsas, seja propiciando crédito educativo acessível, é necessário democratizar o acesso ao ensino superior - defendeu.
- Que tal se a energia do Estado fosse canalizada para a boa gerência e fiscalização na aplicação desses recursos? Que tal criar programas de incentivo ao primeiro emprego? Que tal assegurar assistência à saúde de maneira digna a toda a população jovem e não apenas àquelas cujos pais podem pagar planos de saúde? - propôs. :
Na opinião do senador, assegurando aos jovens e crianças educação, saúde, uma boa formação cultural e dando-lhes oportunidade de exercerem sua cidadania política, o Brasil não precisaria seguir o receituário adotado pelo FMI, e poderia construir seu futuro. :
Íris Resende fez uma análise sobre a educação no Brasil e concluiu que as perspectivas são boas. Citando dados oficiais, ele disse que em 1998 a taxa de escolarização da população com idade escolar obrigatória atingiu 95,8%. Ele também informou que este ano continuaram crescendo a procura pela escola, exemplificando que somente no ensino médio as matrículas foram acrescidas em 11,5%.:
Por outro lado, Íris Resende disse que no ensino fundamental, quase metade dos alunos estudam em séries que não correspondem à respectiva idade. Ele justificou que essa defasagem deve-se aos altos índices de reprovação e abandono escolar, que levam à "expulsão" da escola de mais de um quarto dos estudantes brasileiros. Os números citados pelo senador, indicando que apenas 4,7% da população brasileira têm formação universitária, também apontam a existência de problemas nesse nível de escolaridade. Deste total, dois terços são filhos de pais com curso superior e com maiores possibilidades financeiras de custearem sua educação. :
- Existe a necessidade de estender as vagas universitárias aos jovens oriundos das classes populares. Seja reservando percentuais de vagas para eles nas universidades públicas, seja concedendo bolsas, seja propiciando crédito educativo acessível, é necessário democratizar o acesso ao ensino superior - defendeu.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
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