PÉRES HOMENAGEIA OS 90 ANOS DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO AMAZONAS

Da Redação | 24/09/1999, 00h00

Fundada em 23 de setembro de 1909 por decreto do então presidente Nilo Peçanha como uma das Escolas de Aprendizes Artífices, a atual Escola Técnica Federal do Amazonas foi homenageada pelo senador Jefferson Péres (PDT-AM). Por meio dela, o senador homenageou também todas as instituições congêneres "por nove décadas de profícuo, generoso e inabalável devotamento à causa da educação tecnológica, do desenvolvimento industrial, da promoção profissional e socioeconômica de tantas gerações da melhor juventude estudiosa e trabalhadora de nosso país".
Péres relatou que apenas em 1942, durante o Estado Novo de Getúlio Vargas, foi inaugurada a sede definitiva da escola técnica, que conta hoje com laboratórios de eletrônica, eletrotécnica, mecânica, estradas, solos e segurança do trabalho, além de um parque com infra-estrutura para várias modalidades de práticas esportivas.
Entre os principais objetivos da Escola Técnica Federal do Amazonas, o senador destacou os de ministrar cursos de qualificação, requalificação e reprofissionalização, ensino técnico de habilitação profissional a diferentes setores da economia e ensino médio; oferecer educação continuada de atualização, aperfeiçoamento e especialização de profissionais na área tecnológica; promover cursos e programas de formação pedagógica de professores e especialistas; realizar pesquisa aplicada, estimulando a criatividade no desenvolvimento de soluções tecnológicas.
Embora ainda não ministre educação tecnológica de 3º grau, a escola técnica, segundo Jefferson Péres, brevemente oferecerá um curso de tecnologia de informática.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: