SEMINÁRIO MOSTRA VALOR DA PARCERIA NA COMUNICAÇÃO

Da Redação | 26/03/1999, 00h00

No segundo e último dia do seminário Comunicação Social no Senado e os Gabinetes Parlamentares, os diretores dos serviços responsáveis pela Agência Senado, Jornal do Senado, Relações Públicas e Projetos Especiais, além da unidade Técnica de Eletrônica, mostraram na manhã desta sexta-feira (dia 26) aos assessores dos senadores responsáveis pela divulgação os trabalhos atualmente desenvolvidos na Casa e o valor da parceria para ampliar o alcance da comunicação.A primeira palestra foi a do diretor da Agência Senado, José do Carmo Andrade. Ele apresentou as atividades do órgão, que responde pela cobertura jornalística dos trabalhos da Casa para a distribuição de noticiário, em tempo real, a jornais nacionais e regionais, emissoras de rádio e televisão e principais agências de notícias privadas do país. A agência também produz o noticiário do Jornal do Senado. O diretor informou que as matérias ficam disponíveis na Internet logo após sua elaboração e são enviadas a 110 veículos de comunicação pelo serviço "Datafax", da Embratel.Um levantamento das visitas realizadas ao site da Secretaria de Comunicação Social do Senado (Secs), a partir do último dia 3, revelou que até o início da noite do dia 26 os serviços da Agência Senado (Notícias e Tempo Real) ficaram com 6.700 acessos de um total geral de 12.656. O campeão de consultas foi o serviço de Tempo Real, com 3.680 acessos, seguido do noticiário (Notícias), com 3.020, a TV Senado, com 2.786, Senadores na Mídia (serviço da Subsecretaria de Projetos Especiais), com 2.219, o Jornal do Senado, com 2.102 acessos e a Rádio Senado, com 1.577.Após a exposição sobre a Agência Senado, os assessores de comunicação dos gabinetes puderam conhecer o trabalho do Jornal do Senado, apresentado por seu diretor, Flávio de Mattos. Ele discorreu sobre os critérios de edição do jornal, cuja tiragem atinge 45 mil exemplares e é distribuído em todo o país. Flávio observou que o jornal constitui-se de uma importante fonte para elaboração de pautas, sendo bastante consultado pelos veículos de comunicação do país, inclusive emissoras de televisão. Flávio de Mattos esclareceu, também, a prioridade ao trabalho das comissões e do plenário com relação ao noticiário do jornal. Nesse sentido explicou que a limitação física da edição levava a um aproveitamento dos discursos dado como lidos geralmente nas edições de segundas e terças feiras. Além da prioridade que é dada à instituição como um todo nos serviços de cobertura e divulgação, destacada nas intervenções de José do Carmo e Flávio de Mattos, as palestras e os debates que se seguiram enfatizaram a importância das parcerias entre as unidades da Secretaria de Comunicação Social e os gabinetes parlamentares para ampliar o alcance da divulgação das atividades parlamentares. Dentro desse espírito de parceria, inclusive, os expositores anunciaram para breve a instalação de um poosto da Secs na Sala de Entrevistas montada ao lado do plenário e defronte ao Comitê de Imprensa, a fim de facilitar os contatos com os gabinetes dos senadores.O diretor da Subsecretaria de Relações Públicas, Vinícius Becker Costa, apresentou em seguida uma visão de todas as atividades desenvolvidas no setor e manifestou o interesse em estreitar o intercâmbio com os gabinetes, para melhorar ainda mais esse trabalho. Além das atividades "clássicas" de RP, como definiu, Becker destacou a importância de serviços pioneiros como o de Ouvidoria por meio de um telefone 0800 inteiramente gratuito, que em pouco mais de dois anos já registra mais de 80 mil chamadas para os senadores, com solicitação de materiais legislativos, encaminhamento de críticas e sugestões. Na área de Projetos Especiais, o diretor da subsecretaria, Marco Antonio Paes Reys, apresentou todos os serviços disponíveis por meio da Internet, entre eles os acessos aos veículos de comunicação da Casa e o clipping eletrônico que cobre as referências aos parlamentares feitas nos principais jornais do país (intitulado "Senadores na Mídia"). Durante os debates, os assessores dos gabinetes manifestaram interesse em ampliar esse serviço para incluir também jornais regionais. O seminário foi concluído com uma apresentação da Subsecretaria de Técnica de Eletrônica, que responde pelo suporte técnico de inúmeros trabalhos em multimídia. Francisco Zaranza falou em nome do diretor Narciso Mori Jr.As palestras foram seguidas de debates, com os diretores respondendo a perguntas feitas pelos participantes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: