GRÁFICA INAUGURA SERVIÇO DE IMPRESSÃO EM BRAILE

Da Redação | 29/06/1998, 14h39

O Senado Federal é o primeiro parlamento do mundo a manter, em suas instalações, um sistema de impressão em braile, linguagem especial para deficientes visuais. Foi inaugurado hoje (dia 29) pelo primeiro-secretário da Casa, senador Ronaldo Cunha Lima (PMDB-PB), o Serviço de Publicações em Braille.

A cerimônia marcou o início do funcionamento das seis impressoras braile, adquiridas pela Gráfica do Senado este ano. A prioridade será dada à publicação de legislação federal. O diretor da Secretaria Especial de Editoração e Publicações, Claudionor Moura Nunes, anuncia já para agosto próximo o lançamento de 500 exemplares da Constituição Federal para deficientes visuais, editada em três volumes.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam 15 milhões de deficientes visuais no Brasil, 1,5 milhão deles totalmente cegos. O braile, também conhecido pelo nome de anagliptografia, é um sistema de escrita em relevo para os cegos lerem através do tato, inventado pelo francês Louis Braille (1809-1852). O próprio Braille era cego.

"Esse é um projeto pelo qual venho lutando há muito tempo", afirmou o coordenador do Serviço de Publicações em Braille, Paulo Brandão. Servidor do Senado, formado em filosofia, Paulo é cego desde o nascimento e especializou-se em consultoria de sistemas informatizados para deficientes visuais.

Claudionor Moura Nunes anunciou que vai publicar também o Código de Defesa do Consumidor e, em seguida, o Estatuto da Criança e do Adolescente. "Pretendemos atender os deficientes visuais nos diversos campos de atuação profissional", afirmou o primeiro-secretário do Senado. Durante a cerimônia, Ronaldo Cunha Lima descerrou uma placa comemorativa e acionou o computador que deu início às primeiras impressões em braile, ao lado do diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia.

As primeiras cópias da Constituição serão distribuídas a entidades de apoio a deficientes visuais de todo o Brasil. Os interessados em maiores informações sobre o Serviço de Publicações em Braille podem enviar correio eletrônico para o endereço braille@senado.com.br ou escrever para a Subsecretaria de Edições Técnicas, que fica na Via N-2, Unidade de Apoio 3, Senado Federal, Brasília-DF, CEP 70165-900. Ou ainda podem ligar para Paulo Brandão, da Coordenação, no telefone 311-4130.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: