CAE VOTA MUDANÇA DO NOME DO GALEÃO PARA AEROPORTO INTERNACIONAL TOM JOBIM

Da Redação | 15/06/1998, 18h11

A substituição da denominação Aeroporto Internacional do Galeão,no Rio de Janeiro, por Aeroporto Internacional Tom Jobim é o que estabelece projeto do senador Júlio Campos (PFL-MT) que deverá ser apreciado nesta terça-feira (16) pelaComissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Ao apresentar o projeto, Júlio Campos destacou a importância "do mais internacional dos compositores brasileiros" na divulgação da imagem do país no exterior. Segundo o senador, a música de Tom Jobim atrai milhares de pessoas, de todos os cantos do mundo, em busca das belezas do Rio de Janeiro, o que justifica a associação do nome do compositor "ao portão de entrada da cidade com a qual manteve ligações muito especiais".

Em parecer favorável ao projeto, o senador Gilberto Miranda (PFL-AM) considerou a iniciativa de Júlio Campos "extremamente louvável" porque cria a oportunidade de se reverenciar um dos mais expressivos representantes da cultura brasileira. O relator admitiu que a operacionalização da medida prevista no projeto acarretará despesas, em decorrência da alteração de códigos, cadastros, sistemas de informações, cartas aeronáuticas e bancos de dados em geral.

- Tais despesas, entretanto - acrescentou Gilberto Miranda - parecem irrisórias diante da homenagem que se quer prestar à figura do grande brasileiro que foi Tom Jobim . Nada mais acertado do que atribuir ao aeroporto o nome de quem tão poeticamente o divulgou.

Para o relator, o povo brasileiro, e especialmente o carioca, terá enfim a chance de prestar a justa homenagem à memória de Tom Jobim.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: