ADEMIR ANDRADE COBRA ASSISTÊNCIA DO GOVERNO A FAMÍLIAS ASSENTADAS

Da Redação | 19/05/1998, 09h33

Cerca de mil e duzentas famílias vinculadas ao Movimento Sem Terra (MST), assentadas pelo INCRA nas áreas próximas ao município de Tucuruí, no Pará, não estão recebendo a assistência prometida pelo Ministério da Reforma Agrária e passam fome e outras necessidades há quase seis meses. A denúncia foi feita hoje (dia 19) pelo senador Ademir Andrade (PSB-PA), ao cobrar do governo federal as promessas feitas ao assentados de que estes teriam as terras, financiamentos para produzir e moradias.

Ademir Andrade disse que o governo federal deve estar esperando algum tipo de violência para cumprir suas promessas, e lamentou que a situação possa se agravar no momento em que foram suspensas as cestas básicas distribuídas a estas famílias pelas autoridades. O senador informou que um grupo já invadiu a propriedade Beija Flor, na esperança de negociar com o governo o imediato cumprimento do programa fundiário na sua totalidade.

- Quero cumprimentar o povo brasileiro pela solidariedade com que ajuda, sem a participação do governo, os que passam fome no Nordeste - disse, lembrando que são entidades, igrejas de todas as procedências e a população do país se cotizando para ajudar os nordestinos por causa da seca. No entanto , frisou, na Região Norte, "fértil e rica em potencial", também se passa fome por falta de condições de trabalho. "Por isso, os trabalhadores aderem ao MST", alertou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: