CRE: DIRETOR-GERAL DO FBI FALA SOBRE GLOBALIZAÇÃO DE AGÊNCIAS FEDERAIS DE POLÍCIA

Da Redação | 13/05/1998, 10h14

O diretor-geral do Escritório Federal de Investigação dos EUA (FBI) Louis Freeh falou hoje, em audiência pública realizada pela Comissão de Relações Exteriores (CRE), sobre a interação de "maneira global" do trabalho das agências oficiais internacionais de polícia.

Segundo Freeh, as agências federais como o FBI, a Polícia Federal do Brasil e as internacionais, como a Interpol e uma recém criada, a Europol (Europa) - em decorrência da unificação dos países daquele continente - deverão trabalhar interadamente, repartindo conhecimentos e novas tecnologias desenvolvidas para a investigaçãob.

O presidente em exercício da CRE, senador Romeu Tuma (PFL-SP), destacou o bom relacionamento do FBI com a Polícia Federal brasileira e observou que crimes como o narcotráfico, lavagem de dinheiro, contrabando de armas e os mais recentes como os "crimes de informática", devem consumir cada vez mais recursos para serem combatidos.

Tuma ressaltou a importância de o assunto ter sido abordado na audiência com o representante do FBI e os senadores, para que se chamasse a atenção do Congresso sobre a necessidade de rever os orçamentos destinados a combater tais crimes.

Os senadores Bernardo Cabral (PFL-AM), Benedita da Silva (PT-RJ), Hugo Napoleão (PFL-PI), Eduardo Suplicy (PT-SP), Casildo Maldaner (PMDB-SC) e José Agripino (PFL-RN) participaram da reunião.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: