SUPLICY PEDE AOS JOVENS QUE SE ALISTEM PARA VOTAR

Da Redação | 29/04/1998, 12h37

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) conclamou os jovens de 16 e 17 anos que ainda não fizeram seu alistamento eleitoral a tirarem seu título a fim de eleger seus representantes nas eleições de 4 de outubro. Dirigindo-se aos de baixa renda, que não têm condições de freqüentar uma escola, ele os aconselhou a votar, até para elegerem representantes capazes de lhes assegurar o ensino.

Conforme o parlamentar, dos 100 milhões de eleitores brasileiros, estima-se que 5 milhões estão na faixa entre 16 e 17 anos. Foi em busca desses jovens que ele visitou recentemente algumas escolas em São Paulo, tentando mostrar a esse eleitorado como é importante a participação política. O senador lembrou que no próximo dia 5 de maio encerra-se o prazo para o alistamento. Até lá, ele visitará mais escolas.

Segundo Suplicy, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ilmar Galvão, já utilizou os veículos de comunicação para estimular esses jovens a tirarem seu título e começarem a exercer seus direitos de cidadão. O diálogo do senador com os jovens tem o mesmo propósito.

Nesses visitas, Suplicy tem tentado mostrar a esse eleitorado que é votando que se influencia o poder público na realização de coisas essenciais para a vida, como educação, habitação e saúde. Em seu discurso, Suplicy afirmou que foi graças a movimentos da juventude brasileira que ocorreram algumas mudanças institucionais no país. Como exemplo, citou a mobilização em 1984, em favor das diretas já, e a ação dos caras pintadas, em 1992, conclamando por ética na política. O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) fez um aparte, para elogiar a iniciativa de Suplicy.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: