COMISSÃO DISCUTE RUMOS DO MERCOSUL

Da Redação | 29/04/1998, 13h25

A Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul recebeu hoje (dia 29), em audiência pública, Mário Garnero, presidente do Fórum das Américas, entidade que coordena a atuação empresarial brasileira nos limites do Mercado Comum do Cone Sul - Mercosul. O empresário fez uma avaliação da participação do Brasil na economia mundial, diante da crise asiática, ressaltando o incremento das relações comerciais com o Mercosul como condição fundamental para a melhoria na balança comercial brasileira.

O empresário paulista apontou a aprovação da reforma tributária pelo Congresso Nacional como o caminho mais rápido para tornar o país mais competitivo no mercado internacional. Garnero apresentou pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP) prevendo uma queda de 17% no custo final dos produtos exportáveis caso haja uma reforma tributária baseada em apenas cinco impostos.

- Isso significaria a desoneração das exportações, com importantes reflexos no nosso desenvolvimento, dispensando mudanças de risco no câmbio e equilibrando o déficit de nossa balança comercial, sem desvalorizar o Real - observou Mário Garnero.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: