FREIRE DEFENDE LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO EM UNIVERSIDADE

Da Redação | 13/04/1998, 10h57

O senador Roberto Freire (PPS-PE) fez um apelo ao Conselho da Universidade Federal de Uberlândia (MG) para que rejeite pedido da reitoria visando proibir manifestações públicas no campus. Ele disse queprofessores, alunos e funcionários da universidade denunciaram a existência de uma minuta de resolução com esse objetivo, que será levada àquele colegiado.

Segundo Freire, o reitor justifica, através de sua assessoria, que é preciso "assegurar a tranqüilidade pessoal e coletiva da comunidade que utiliza e vive no campus", bem como "preservar o patrimônio da universidade, pois as atividades festivas resultam em agitações, perturbação da ordem, irritação do sistema nervoso da comunidade e total desrespeito às autoridades universitárias".

- Esperamos que o conselho daquela universidade rejeite essa tentativa obscurantista. É inadmissível estabelecer tais restrições, sobretudo se considerarmos que o ambiente do campus deve ser o mais democrático possível. Diria mais, o clima universitário deve ser libertário, aberto, pluralista, condição mesma para o incentivo à criatividade, à inteligência, à formação cultural da juventude e à própria afirmação de nossa identidade nacional - afirmou.

Para Roberto Freire, essa tentativa de restrição às manifestações no campus da universidade lembra os tempos do regime militar. "Não podemos perder a memória e esquecermos dos tempos de chumbo, quando atos autoritários não eram fatos isolados nem meras tentativas bem ou malsucedidas, mas a pura e simples repressão, ameaça e intimidação, que invadiam os lares e formavam o cotidiano das ruas e praças, escolas, templos, fábricas, sindicatos e campus universitários", assinalou.

A seu ver, o que está para ocorrer na Universidade de Uberlândia é "preocupante e perigoso" para as liberdades democráticas. "Afinal, em nosso meio, cada vez mais democrático, não se deve permitir, sob qualquer pretexto, o ovo da serpente", concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: