LEONEL PAIVA ELOGIA INICIATIVAS DE FHC CONTRA DESEMPREGO

Da Redação | 03/04/1998, 16h22

O senador Leonel Paiva (PFL-DF) elogiou hoje (dia 3) as iniciativas do presidente Fernando Henrique Cardoso para o combate ao desemprego. Ele destacou que as conseqüências negativas do fenômeno global do desemprego são conhecidas de todos, ressaltando que as estimativas atuais indicam haver no mundo cerca de 1 bilhão de desempregados.

Com a reunião ministerial realizada no último dia 13, lembrou o senador brasiliense, o presidente da República "declarou guerra ao desemprego", aprovando um conjunto de 12 diretrizes básicas. Leonel assinala que o próprio encontro em si "indica claramente que o presidente está firmemente decidido a enfrentar o problema com todos os instrumentos de que dispõe o governo federal para elevar as oportunidades de emprego, para fomentar o desenvolvimento econômico e social, aumentando o apoio à agricultura, à indústria, ao comércio, à infra-estrutura econômica e aos prestadores de serviço, nos diversos ramos da economia".

Segundo o senador, não adianta o governo implementar medidas de crescimento econômico que impliquem o retorno da inflação. Para ele, as conseqüências seriam drásticas: "Queda da renda e do investimento e a perda de tudo o que já conquistamos em matéria de respeitabilidade de nossa moeda, inclusive no âmbito internacional".

- Desejamos o desenvolvimento de forma equilibrada, sem retorno da inflação, num processo seguro e adequado, gerando empregos diretos e estáveis de forma permanente, garantindo oportunidades de trabalho para a nossa juventude e assegurando um verdadeiro futuro para o nosso Brasil - observou.

Entre as medidas práticas tomadas pelo governo, o senador do Distrito Federal lembrou a criação do programa Crediamigo, do Banco do Nordeste, que procura financiar pequenos empresários.

Leonel Paiva manifestou particular preocupação com a situação do Distrito Federal, "que apresenta uma das mais altas taxas de desemprego do Brasil". Segundo o parlamentar, o DF necessita de apoio técnico e financeiro do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para criar novas oportunidades de emprego e propiciar o desenvolvimento e o bem-estar de nossa população.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: