CONTAMINAÇÃO POR MERCÚRIO AFETA RIO BRANCO, DIZ NABOR

Da Redação | 30/03/1998, 11h46

A contaminação por mercúrio - metal pesado nocivo à saúde e que pode até matar - se alastra na cidade de Rio Branco, deixando os moradores apavorados, segundo afirmou o senador Nabor Júnior (PMDB-AC), ao informar quejá foram comprovados 400 casos.

Nabor disse que, além da senadora Marina Silva (PT-AC), o prefeito de Rio Branco, Mauri Sérgio, e seu secretário de Saúde, Carlos Beyruth,também estão contaminados pelo mercúrio, que atinge indistintamente pessoas que pescam ou compram peixe para consumo regular, o que praticamente inclui todos os acreanos.

O senador assinalou que, de acordo com pesquisa do Instituto Evandro Chagas, de Belém, cerca de 50% das análises do tecido capilar da população de Rio Branco apresentaram taxas superiores à considerada suportável pelo organismo, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Destacando reportagem do jornal A Gazeta, de Rio Branco, sobre o assunto, Nabor Júnior observou que "a sociedade acreana já está cumprindo sua parte, denunciando, através da imprensa livre e consciente, a gravidade da situação".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: