QUINTANILHA REGISTRA MARCHA DA "COLUNA PRESTES" PELO TOCANTINS

Da Redação | 25/03/1998, 10h58

O senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) registrou hoje (dia 25), durante sessão do Senado Federal realizada em homenagem a Luís Carlos Prestes, que a "Coluna Prestes" também passou pelo estado do Tocantins, na época parte de Goiás, em direção ao Nordeste do país. O primeiro município a ser percorrido foi Arraias, prosseguindo por Natividade e posteriormente Porto Nacional.

- Em Porto Nacional, Prestes e vários daqueles que integraram o Movimento dos Tenentes, entre os quais ilustres figuras da nossa história como Juarez Távora, Antônio Siqueira Campos, Moreira Lima, Miguel Costa, Djalma Dutra e João Alberto, assumiram a impressão do jornal O Norte de Goiás, onderefutavam a idéia, difundida pelo governo, de serem os revolucionários malfeitores - lembrou Quintanilha.

De lá, os revolucionários seguiram para Tocantínia e Pedro Afonso, por onde ingressaram no Maranhão. Para Leomar Quintanilha, a Coluna Prestes deixou um valioso legado: o sonho de um Brasil melhor. "No rastro de sua trajetória de lutas, sofrimento, vitórias e obstinação, ficaram vigorosas sementes do ideário de justiça social, de liberdade e igualdade de direitos que, por certo, inspiraram a luta separatista, culminando com a criação do estado do Tocantins", comentou.

Para homenagear Luís Carlos Prestes, segundo informou Quintanilha, o governo do Tocantins deu o nome do revolucionário a uma das mais importantes rodovias construídas no estado. "Também está sendo concluída a construção, em Palmas, nossa capital, defronte ao Palácio Araguaia, de um belo monumento que abrigará o Memorial Luís Carlos Prestes, que certamente manterá viva na mente do nosso povo, hoje e sempre, a lembrança da coragem, da determinação, do idealismo e do patriotismo desse extraordinário brasileiro", completou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: