SENADORES DESEJAM QUE GABEIRA POSSA ENTRAR NOS ESTADOS UNIDOS
Da Redação | 21/01/1998, 12h44
Vários senadores assinaram nesta quarta-feira (21) ofício dirigido ao presidente da Casa, Antonio Carlos Magalhães, pedindo-lhe que interfira junto ao Congresso americano para que o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) seja autorizado a entrar nos Estados Unidos. O documento, encabeçado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), diz que, há vários anos, Gabeira tenta ir àquele país, sendo-lhe negado o visto no passaporte.
Os senadores pedem então a Antonio Carlos Magalhães que comunique ao presidente do Congresso americano seu desejo de que "esta proibição inadmissível sobre um congressista brasileiro, perfeitamente integrado na vida democrática, seja suspensa para que o deputado Fernando Gabeira possa cumprir sua tarefa nos Estados Unidos, que é a de divulgar a cultura brasileira".
Autor do livro O que é isso, companheiro?, que originou o filme escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar, Gabeira foi convidado pela empresa Miramax para participar do lançamento da produção nos Estados Unidos, no próximo dia 30. Ele apresentou novo pedido de visto à embaixada, mas até agora não obteve resposta. Em 1996, o deputado não obteve visto para visitar a ONU, e no ano passado foi-lhe negado visto para participar de um debate sobre o futuro do Tibet, no Congresso americano.
Conforme o ofício, a embaixada tem negado esse visto porque o deputado, eleito em 1994, participou, em 1969, do seqüestro do embaixador Charles Burke Elbrick. Mas o documento ressalta que, mediante inúmeras manifestações, Gabeira já fez a autocrítica de sua participação na luta armada, tendo sido anistiado por iniciativa do governo brasileiro e do Congresso Nacional. O documento afirma também que o próprio Charles Burke Elbrick manifestou-se a favor dessa anistia.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: