JÚLIO CAMPOS DEFENDE PRÁTICA AGRÍCOLA MODERNA E ECOLÓGICA

Da Redação | 20/01/1998, 13h47

Ao mesmo tempo em que alertou para a necessidade de se conciliarem as atividades agrícolas e agropecuárias com os princípios universalmente aceitos de respeito ao meio ambiente, o senador Júlio Campos (PFL-MT) defendeu a modernização da agricultura através do chamado Plantio Direto na Palha.

Trata-se, segundo o senador, de um sistema revolucionário de cultivo agrícola e que consiste em aproveitamento dos resíduos vegetais que são deixados na superfície da terra para formação de uma camada protetora necessária à fertilidade do solo.

Júlio Campos explicou que o sistema dispensa o preparo do solo para enterrar os restos de cultura: há injeção de adubo e semente diretamente na camada protetora do solo, aumentando sua fertilidade.

- A terra beneficiada pelo Plantio Direto na Palha não sofre os efeitos negativos de uma forte exposição solar, mantendo-se úmida e facilitando a ação benéfica de microorganismos fertilizadores do solo - salientou.

A preocupação do senador com o desenvolvimento de uma agricultura sustentável dos pontos de vista econômico e ecológico advém, segundo ele, da consciência de que o Brasil tem sido um dos campeões mundiais na prática agrícola de desrespeito ao meio ambiente, no sentido de que se utiliza de queimadas, abusa de pesticidas, herbicidas, de altas dosagens de produtos químicos e defensivos agrícolas.

- Deixo aqui o meu apelo ao senhor ministro da Agricultura para que o governo federal adote um programa agrícola que contemple soluções racionais e inteligentes como o Plantio Direto na Palha, em benefício da eficiência e em benefício do meio ambiente - finalizou Júlio Campos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: