PARA LOBÃO,FALTA DE RECURSOS SACRIFICA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Da Redação | 09/01/1998, 14h36

O senador Edison Lobão (PFL-MA) fez hoje (dia 9) um apelo no sentido de que "se reformulem as programações que compõem a nossa política educacional". Ele entende que a grande maioria dos estados e municípios não têm condições de atender à demanda crescente das novas gerações que querem o aprendizado qualificado, porque faltam recursos.

Segundo o senador, as crianças não obtêm as vagas escolares necessárias não por culpa de governantes ou das chamadas "autoridades competentes", mas por faltarem às administrações verbas para o cumprimento das disposições constitucionais.

- Aimprensa e a televisão, de âmbito nacional, fotografaram as multidões de pais às portas das escolas das grandes cidades do Centroe do Sul do país, mas ignoraram o que se passa, em condições consideravelmentepiores, no Norte e no Nordeste brasileiros - afirmou.

No mesmo pronunciamento, Edison Lobão se declarou feliz com o destaque que a imprensa, nos últimos dias de 1977, deu ao estudo elaborado pelo cientista político José Luciano de Mattos Dias, da Fundação Getúlio Vargas.

De acordo com o senador, nesse trabalho, o autor mediu o desempenho de 65 administraçõesestaduais em saúde, educaçãoe segurança a partir das verbas orçamentárias, no período compreendido entre 1982 a 1994, "quando o meu governo conquistou o primeiro lugar no ingente esforço em prol da juventude que, no Maranhão, buscou o ensino do segundo grau".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: