FRANCELINO DESTACA INTERAÇÃO DE NIEMEYER COM MINAS GERAIS

Da Redação | 04/12/1997, 09h43

O senador Francelino Pereira (PFL-MG) disse hoje (dia 4), durante a homenagem da Casa a Oscar Niemeyer, que o mês de dezembro reserva a oportunidade de comemorar duas datas de grande expressão para Minas Gerais e para o Brasil: o centenário de Belo Horizonte, no dia 12, e os 90 anos do arquiteto, no dia 15.

- Há, sem dúvida, uma interação entre Oscar Niemeyer e Minas, particularmente Belo Horizonte. Foi o então jovem prefeito, Juscelino Kubitschek, quem deu a Niemeyer a oportunidade de exibir e desenvolver seu enorme talento, ao entregar-lhe a construção de uma série de edifícios ao redor da recém-construída lagoa da Pampulha - afirmou.

Na opinião de Francelino, a construção do conjunto da Pampulha, "um marco expressivo na cultura mineira e nacional, levou Belo Horizonte a liderar para o mundo a nova concepção de elegância, leveza e liberdade da arquitetura inspirada no barroco mineiro". O senador lembrou que, no local, Niemeyer planejou a Casa do Baile, o Iate Golfe Clube, o Cassino e a Igreja São Francisco de Assis.

- A vitalidade e a juventude de Oscar Niemeyer nos impressionam. Ele é o mesmo sonhador, artista, democrata, preocupado com a miséria, a pobreza, um cidadão do mundo, sempre voltado para o destino da humanidade. Sua plasticidade tornou-se, ao longo dos anos, referência obrigatória da arquitetura a nível mundial - assinalou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: