ACM ELOGIA JOSAPHAT PELO RELATÓRIO DO PROJETO DO NOVO CÓDIGO CIVIL

Da Redação | 23/11/1997, 16h54

"Hoje é um dia de glória na vida do professor Josaphat Marinho", disse no início da tarde deste domingo (dia 23) o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, ao elogiar "o trabalho notável" do relator-geral do projeto de Código Civil, depois que Josaphat concluiu, sob aplausos do plenário, a apresentação do seu parecer. O projeto teve hoje o seu primeiro dia de discussão, que prosseguirá na segunda e na terça-feiras (dias 24 e 25), devendo a matéria ser votada na quarta (dia 26).

- Não sei se elogio o mestre pela brilhante aula, o jurista, o senador, o homem público, mas sei que S. Exa. demonstrou agora uma permanente juventude física e cultural que o coloca, entre todos nós, na saliência que bem merece, na elevação que sempre teve não só por sua atuação na Casa, como também por toda sua vida pública - disse Antonio Carlos.

O presidente do Senado assinalou que, "evidentemente, vai haver divergências sobre o código de 2.071", que muitos "vão se pronunciar desta ou daquela maneira", porque Josaphat "teve inclusive a humildade dos sábios, de ouvir todos os que julgava que poderiam colaborar com ele para seu melhor trabalho".

- Estou feliz porque vejo S. Exa. se incorporar a Teixeira de Freitas, a Rui Barbosa e até mesmo a um não baiano, Clóvis Bevilacqua; mas, seja como for, ele se inscreve nas figuras brilhantes de civilistas no Brasil - concluiu Antonio Carlos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: