BENEDITA DA SILVA PEDE REVISÃO DA POLÍTICA DE ABERTURA ECONÔMICA

Da Redação | 28/10/1997, 14h20

A senadora Benedita da Silva (PT-RJ) fez hoje (dia 28) apelo para que "todos os homens e mulheres com responsabilidade política no país façam uma reflexão sobre as graves conseqüências da globalização em relação aos trabalhadores brasileiros", que, acentuou, estão perdendo seus empregos. Ela entende que o termo globalização tornou-se sinônimo de dependência econômica internacional.

- O Brasil precisa urgentemente rever sua política de abertura econômica exagerada, que não leva em consideração os interesses dos trabalhadores brasileiros nem, tampouco, nossas condições sociais, políticas e econômicas. Nosso esforço deve ser maior porque é grande a distância que nos separa dos países ricos e não temos condições de concorrer de maneira realmente competitiva na maioria dos setores econômicos - disse a senadora.

Benedita da Silva advertiu que essa situação tem levado a juventude brasileira, "atualmente sem perspectiva de trabalho a médio ou longo prazo", ao desespero. A seu ver, a abertura "rápida, insegura e instantânea", realizada pelo Brasil, prejudicou a indústria nacional, destruindo empregos produtivos e fomentando as importações tanto de capital como demercadorias ou serviços.

- Com altas taxas de juros e economia mais do que aberta, escancarada para o exterior, torna-se quase proibitivo produzir, pois a concorrência internacional praticamente aniquila o produtor nacional e destrói o emprego de milhares e milhares, já hoje milhões de brasileiros - sustentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: