JOSÉ IGNÁCIO DESTACA OS CEM ANOS DA VINDA DOS IRMÃOS MARISTAS

Da Redação | 23/10/1997, 11h37

Ao registrar o centenário da chegada dos Irmãos Maristas ao Brasil, o senador José Ignácio Ferreira (PSDB-ES) homenageou o Instituto Marista pelo "longo, profícuo, clarividente, realizado em benefício da juventude brasileira". Ele lembrou que, no dia 15 de outubro de 1897, seis Irmãos Maristas desembarcaram no porto do Rio de Janeiro, provenientes da França.

Conforme o senador, a congregação marista, fundada por Marcelino Champagnat, encontra-se espalhada em mais de 80 países, sendo que no Brasil está dividido em seis províncias, citando especialmente a do Rio de Janeiro, à qual está integrada a do estado do Espírito Santo.

Lembra José Ignácio Ferreira, ex-aluno de colégio Marista, no Rio de Janeiro, que nem só os que têm melhor condição financeira estudam nos estabelecimentos dessa ordem religiosa, mas também os pobres que, como informou, são acolhidos por meio de bolsas de estudos ou mediante escolas e centros mantidos pelo instituto.

- Cem anos de existência e de trabalho educativo em terras brasileiras constituem um acontecimento de profundo sentido para os destinos do país, particularmente, em face da grandeza do carisma dos Irmãos Maristas materializado no seu devotamento à educação da juventude - concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: