ABDIAS ELOGIA INICIATIVA DO OLODUM DE COMEMORAR A REVOLTA DOS BÚZIOS

Da Redação | 23/10/1997, 14h28

O senador Abdias Nascimento (PDT-RJ) destacou hoje (dia 23) aimportância da iniciativa do Grupo Cultural Olodum de comemorar os 200 anos da Revolta dos Búzios, mais conhecida como Conjuração Baiana. Ele entende que esse movimento de 1798 "continua relegado à penumbra, privando a juventude de um dos exemplos mais inspiradores de tenacidade e abnegação pela causa da igualdade no país".

Conforme o senador, ao contrário de Tiradentes e outros heróis nacionais que tiveram seu mérito reconhecido, os participantes da Revolta dos Búzios (também chamada de Revolta dos Alfaiates), "não viraram estátua em praça pública, não deram nomes a cidades, nem sequer aparecem nos livros didáticos".

Para Abdias Nascimento, no entanto, a luta dos afro-brasileiros na busca de justiça e igualdade tem se refletido em iniciativas de reconhecimento da importância da contribuição que trouxeram à formação da nacionalidade brasileira.

- É nesse quadro que se inscreve o projeto 200 Anos da Revolta dos Búzios, iniciativa do Grupo Cultural Olodum, internacionalmente conhecido por utilizar a cultura popular afro-baiana como instrumento de conscientização quanto à história dos marginalizados e às desigualdades raciais em nosso país, tanto como elemento-chave na recuperação da auto-estima dos afro-brasileiros - disse.

Abdias Nascimento informou que o programa de atividades para a celebração do bicentenário da Revolta inclui a mudança de nomes de ruas de Salvador para homenagear os mártires, e a desapropriação de suas casas para a transformação em centros de estudo; a constituição de uma comissão mista, com parlamentares do Senado e da Câmara, para organizar essas comemorações, além da instituição do prêmio Revolta dos Búzios destinado a organizações baianas que se destacaremna áreado trabalho social durante o ano de 1998.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: