ADEMIR DIZ QUE LEI KANDIR PREJUDICA A EDUCAÇÃO NO PAIS

Da Redação | 15/10/1997, 14h29

O senador Ademir Andrade (PSB-PA) afirmou hoje (dia 15) que o Fundo de Valorização do Magistério, criado com o intuito de garantir melhores condições de ensino às escolas públicas do país, está deixando de cumprir suas finalidades em razão das perdas provocadas aos estados e municípios pela Lei Kandir. Ele falou durante a homenagem prestada pelo Senado aos professores.

Conforme o senador, a principal fonte de recursos do fundo está vinculada ao ICMS, do qual a Lei Kandir desonerou os produtos semi-elaborados destinados à exportação. "Essa desoneração está apenando sobremaneira a educação pública no país", garantiu.

Ademir Andrade disse que as dificuldades por que passam os professores "denunciam um quadro de pouco caso e de desinteresse" das autoridades para com a educação no país. Ele defendeu medidas que incentivem uma eficiente qualificação profissional no nível secundário e advertiu para os riscos de uma supervalorização do ingresso em escolas superiores.

- Na maioria dos países desenvolvidos do mundo, a formação profissional, de qualidade irrepreensível, é feita no nível secundário. Na Europa, por exemplo, existem escolas de nível médio altamente especializadas na formação de profissionais de panificação, de construção civil, de agricultura, enfim, de um sem-número de atividades que dispensam por completo um curso de graduação superior, a não ser que o profissional tenha interesse em expandir sua formação para além dos horizontes exigidos para o ingresso no mercado de trabalho - garantiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: