ALCÂNTARA: BRASIL DEVE TER PROJETO DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO

Da Redação | 13/10/1997, 14h50

O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) defendeu a realização de uma discussão entre o governo, universidades, centros de pesquisa e demais representantes da sociedade para a criação de um projeto de desenvolvimento científico e tecnológico que cubra os interesses sociais, estratégicos e econômicos do país.

Alcântara acentuou que a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil são financiadas por instituições públicas. De acordo com o senador, não existe no país, "salvo ações isoladas, fruto de vontades pessoais e localizadas", um projeto de desenvolvimento que contemple o futuro do Brasil como grande potência e que seja "consistente com a vastíssima infra-estrutura existente e com os recursos investidos em formação de pessoal".

- Os EUA gastam cerca de 2,5% de seu PIB em pesquisa e desenvolvimento, tendo entrado na década de 90 com a seguinte distribuição relativa: 48% financiados pelo governo federal e 52% pela indústria privada. Essa diferença mostra, em primeiro lugar, a pujança do setor de desenvolvimento científico da América do Norte. Em segundo lugar, que até mesmo as empresas privadas investem em pesquisa quando se trata de garantir ou conquistar mercados e posições no ranking das maiores do mundo - ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: