LEVY DIAS: ESPERANÇA NÃO PODE SE APAGAR

Da Redação | 09/10/1997, 14h52

O senador Levy Dias (PPB-MS) disse hoje (dia 9) que este é o momento de o estado de Mato Grosso do Sul, 20 anos depois da sua criação, refletir sobre o seu futuro. Em sua opinião, não há um projeto de desenvolvimento para o estado.

- É preciso devolver à juventude do estado esperança no futuro de Mato Grosso do Sul, pois eu me preocupo se esta chama não esteja se apagando. É bom lembrar que, na época da sua criação, no governo Ernesto Geisel, surgiu uma expectativa no Brasil inteiro, especialmente na comunidade da região, de que Mato Grosso do Sul fosse a Terra Prometida - afirmou.

Ao considerar que, ao se criar um estado, o objetivo maior é o bem- estar da população, Levy Dias acentuou que a divisão de Mato Grosso foi bom para ambos os lados. Conforme salientou, o novo estado nasceu para ser o celeiro do país, mas, ultimamente, a agricultura não tem tido o devido apoio do governo federal. "Mato Grosso do Sul não produz chips de computador, mas produz alimentos. Sem computador, nós podemos viver, mas sem comida, ninguém consegue sobreviver", frisou.

- Quero fazer uma homenagem especial aos que trabalham na terra, produzindo alimentos e construindo a riqueza de Mato Grosso do Sul de sol a sol - assinalou.

O senador lembrou os problemas por que passa Mato Grosso do Sul, como o alto número desempregados, que em Campo Grande chegam a 50 mil pessoas, e a dívida estadual de US$ 2 bilhões, que, a seu ver, "é impagável". Levy Dias disse esperar que o governo federal dê ao estado o mesmo tratamento que tem concedido a outros em relação à negociação de dívidas.

- Mato Grosso do Sul precisa refletir muito bem nas próximas eleições, afinal um simples voto pode decidir o futuro da comunidade do estado - concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: