VALMIR DEFENDE MAIOR ATENÇÃO DO GOVERNO PARA JUVENTUDE

Da Redação | 23/09/1997, 17h53

Autor do requerimento que resultou na comemoração, pelo plenário da Casa, da abertura da Semana Nacional do Jovem, o senador Valmir Campelo (PTB-DF) defendeu hoje (dia 23) a necessidade de o governo desenvolver políticas específicas para os 29 milhões de jovens na faixa dos 15 aos 24 anos, que, a seu ver, não estão merecendo devida atenção do poder público, apesar de representarem 20% da população brasileira.

- Se o governo não olhar com mais atenção para a juventude brasileira, dificilmente o Brasil conseguirá ocupar lugar de destaque que merece, no cenário internacional do próximo milênio - enfatizou.

Valmir Campelo apoiou a decisão do governo federal em estabelecer medidas no sentido de uma "melhor inserção do jovem na sociedade", cumprindo, assim, compromisso assumido ao referendar a Agenda 21, durante a ECO-92. O senador ressalvou, entretanto, que a ação do Executivo tem excluído os jovens, para os quais "não existe uma política específica, nos moldes das que são atualmente destinadas à infância e à adolescência".

Ele citou o depoimento da presidente da Comissão de População e Desenvolvimento, da Presidência da República, Elza Berquó, segundo o qual a comissão, ao tentar traçar um perfil da juventude brasileira, constatou a inexistência de programas, mesmo na área de saúde, direcionados àquela faixa etária.

O senador considerou positiva a atuação do Instituto da Juventude para o Desenvolvimento, que promoverá encontro, em outubro, para elaboração do Pacto Nacional da Juventude Brasileira, a ser entregue ao presidente da República. Valmir lembrou que o Inijud-Brasil, cuja sede está se deslocando de Los Angeles para Brasília, foi instituído em 1995, em sessão solene realizada no plenário do Senado, em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: