SUASSUNA: "FALTA DE PERSPECTIVA PARECE SER A TÔNICA COMUM"

Da Redação | 23/09/1997, 17h26

O senador Ney Suassuna (PMDB-PB), ao homenagear a juventude por ocasião da Semana Nacional do Jovem, defendeu a importância de investimentos na áreas de educação, saúde e trabalho, como resposta à preocupação generalizada dos adolescentes, que atinge tanto países do terceiro quanto do primeiro mundo.

Para Suassuna, a juventude enfrenta dificuldades independentemente da situação socio-econômica da região em que vivem. Ele afirmou que, se nos países desenvolvidos parte dos temores relacionados à juventude decorrem de um excesso de conforto e uma cultura de massa "privilegiadora do supérfluo", nos países periféricos "o desemprego , a insegurança, a prematura convivência com as desigualdades e com a violência", entre outras dificuldades, "servem para forjar um quadro desalentador, no qual a falta de perspectiva parece ser a tônica comum".

Ney Suassuna lamentou o abandono, pelas famílias, dos rituais de passagem da infância para a adolescência. Na sua opinião, esses ritos, que "respaldavam as relaçõesfamiliares e conferiam significância aos referenciais de que necessitamos, foram substituídos por bens e valores descartáveis, conforme convém à sociedade moderna".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: