RONALDO DISCUTE O DESEMPREGO

Da Redação | 11/09/1997, 17h03

"Qual o valor do trabalho humano na contabilidade governamental? Será apenas um dado na estatística, cujas variações são suportes de publicidade?", indagou hoje (dia 11) pelo senador Ronaldo Cunha Lima (PMDB-PB), ao mostrar suas preocupações com o desemprego no Brail e no mundo. Ele questionou sobretudo o que significa o sucesso do governo quando se despreza a nação.

Reportando-se ao dia da sabatina,no Senado, do presidente do Banco Central, Gustavo Franco, o senador disse que, a caminho dessa reunião, o economista teve um encontro com a realidade social brasileira. Referia-se ao garoto que se aproximou de Gustavo Franco para pedir uma esmola. Sobre a cena, Ronada Cunha Lima perguntou: "É possível esquecê-la?".

Ele disse que está faltando à juventude não apenas a esperança da oportunidade de trabalho, mas a segurança familiar, visto que "os empregos dos membros da família podem desaparecer ao sabor do mercado globalizado e da tecnologia". Lamentou também que a essa juventude falte escola fundamental pública com instrução preparatória e os meios de qualificação e aprendizagem.

Na opinião de Ronaldo Cunha Lima, "o fantasma do desemprego ronda o mundo, assustando a família, a nação e a soberania dos países". O senador entende que "é hora de dirigir os esforços para encontrar soluções valorativas do trabalho humano como o ápice da felicidade de um povo".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: