VALMIR VÊ PARTICIPAÇÃO DECISIVA DA MAÇONARIA NA LIBERTAÇÃO DOS POVOS
Da Redação | 20/08/1997, 16h32
O senador Valmir Campelo (PTB-DF) afirmou hoje (dia 20), durante a homenagem da Casa ao "Dia do Maçom", que "a participação da Maçonaria tem sido decisiva na libertação dos povos, na luta contra as desigualdades sociais e principalmente contra todas as espécies de autoritarismo". Ele ressaltou a presença da Maçonaria na libertação das Américas, na independência do Brasil e na proclamação da República.
Os maçons, segundo o senador, são homens que buscam incessantemente a justiça e a perfeição. "A sociedade maçônica é composta por homens livres e de bons costumes e espiritualmente preparados para se exporem aos mais elevados graus de sacrifícios em favor da humanidade, da pátria e da família", assinalou.
Conforme Valmir Campelo, a Maçonaria é uma sociedade milenar, que desde o seu surgimento, tem sido movida pelo sentimento fraternal e induzido o progresso humano. A seu ver, praticamente todos os benfeitores da humanidade fizeram parte da instituição. "Em todos os empreendimentos bem sucedidos, onde se colocam a liberdade e a virtude em primeiro lugar, existe uma influência proveniente dessa sociedade", acrescentou.
Ele destacou ainda o encontro maçônico "Compasso para o futuro", realizado recentemente em Brasília, no qual foram discutidas diretrizes para o terceiro milênio e importantes questões nacionais, como a privatização das empresas estatais, o Mercosul e a Amazônia.
Valmir lembrou também que o Grande Oriente do Brasil - entidade que reúne os maçons em nível nacional -, sob a direção do grão-mestre geral, desembargador Francisco Murilo Pinto, e o Grande Oriente do Distrito Federal, sob a presidência do grão-mestre João Correia Silva Filho, despontaram durante aquele encontro, mais uma vez, como lideranças em relação as potências maçônicas mundiais.
Em aparte, o senador Odacir Soares (PTB-RO) transmitiu seus cumprimentos à Maçonaria, afirmando que "os maçons sempre estiveram presentes em todas as lutas pela afirmação da nacionalidade brasileira."
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: