SUASSUNA QUER PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NA PAUTA DO GOVERNO

Da Redação | 08/07/1997, 17h40

O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) defendeu hoje (dia 8) a inclusão da preservação ambiental e da redução da poluição na agenda social do país. Na sua opinião, o progresso científico vem sendo vitimado pelas alterações climáticas trazidas pela degradação ambiental.

Para o senador, um bom exemplo do reconhecimento das alterações climáticas se registrou durante a Rio-92, quando 150 governos assinaram a Convenção-Macro sobre Mudanças Climáticas. Nesse documento, os países desenvolvidos comprometiam-se a limitar suas emissões de gases e os países subdesenvolvidos concordavam em promover o progresso também com a preocupação de minimiza-lás.

No entanto, de acordo com Ney Suassuna, mesmo cumprindo esses compromissos, o teor atmosférico dos gases continuaria a aumentar, visto que a redução das emissões precisaria ser de cerca de 60%, apenas para haver uma estabilização da atmosfera . Além disso, conforme afirmou, a redução ainda é economicamente proibitiva, tanto para os países mais pobres, que não dispõem de recursos para empreender uma reeestruturação global de suas matrizes energéticas, como para o países ricos, que mostram-se pouco inclinados a cumprir as promessas, pois estão mais preocupados com a redução de custos em seus setores produtivos.

Dessa forma, na opinião do senador, as organizações não governamentais assumiram a luta pela concretização de compromissos da questão ambiental. Para o senador, as ONGs têm estratégias de ação mais sutis, porém mais efetivas. "A propaganda e o esclarecimento das populações é uma das mais importantes dessas estratégias, mas elas também buscam expor seus pontos de vista a formadores de opinião, como a membros de órgãos setoriais do poder executivo dos diversos países e a parlamentares".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: