PESAR PELA MORTE DE ANTÔNIO OLIVEIRA BRITO

Da Redação | 03/07/1997, 18h01

Por requerimento encabeçado pelo presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, o plenário aprovou hoje (dia 3) moção de pesar pela morte do ex-deputado e ex-ministro baiano Antônio Ferreira de Oliveira Brito.

- Ferreira Brito foi uma das figuras de maior destaque a seu tempo, que soube honrar o Congresso e a Bahia. Ex-ministro da Educação e das Minas e Energia, ele foi uma vítima das injustiças cometidas em 1968 pela Junta Militar - afirmou Antonio Carlos Magalhães.

O senador Josaphat Marinho (PFL-BA), depois de lembrar que Oliveira Brito foi deputado constituinte de 46 e ex-ministro de João Goulart, afirmou que nada se comprovou depois da cassação que pudesse afetar sua honra. Josaphat disse que esse político mostrou, em todos os postos que ocupou, uma grande capacidade política e administrativa.

Já o senador Humberto Lucena (PMDB-PB) assinalou que Oliveira Brito sempre era chamado a solucionar problemas dentro do PSD. "Ele lutou pela reforma agrária. Tentou conciliar a proposta de reforma agrária do PSD com as propostas de Leonel Brizola." Conforme Lucena, Brito foi um político "tranqüilo e educado, que dedicou a vida à Bahia e ao país".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: