CRE QUER INFORMAÇÕES SOBRE BRASILEIROS NA BOLÍVIA

Da Redação | 29/06/1995, 14h49

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, presidida pelo senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), decidiu hoje (dia 29) encaminharrequerimentoao Itamaraty, solicitando informações sobre a situação de tensãocriada na fronteira do Acre com o departamento de Pando, na Bolívia, em função da presença de muitos brasileiros trabalhando em seringais daquele país.

A iniciativa do requerimento foi do senadorFlaviano Melo (PMDB-AC), que manifestou preocupaçãocom a possibilidade de aquelestrabalhadores brasileiros sofrerem pressões e violências para que abandonem a região. Caso as informações não sejam consideradas satisfatórias ou o quadro se agravar, a comissão deverá convocar o ministro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia,para debater o problema, no segundo semestre.

Na reunião de hoje, a comissão aprovou duas mensagens presidenciais indicandos chefes de missão diplomática:Sergio de Souza Fontes Arruda para a embaixada na Jamaica e Marcio Paulo de Oliveira Dias para a embaixada noParaguai. As mensagens,relatadas pelossenadores Flaviano Meloe Casildo Maldaner (PMDB-SC), dependem ainda da aprovação do plenário do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: