COP
A Conferência das Partes (COP) é uma reunião anual de signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), com o objetivo de debater medidas para diminuir a emissão de gases do efeito estufa, encontrar soluções para problemas ambientais que afetam o planeta e negociar acordos.
Participam da conferência todos os 193 países da ONU e cinco territórios. A primeira COP ocorreu em 1995, em Berlim, na Alemanha. Também já sediaram o evento países como Peru, França e Marrocos. Em novembro de 2024, a COP 29 será realizada em Baku, no Azerbaijão.
Detentor da maior biodiversidade do planeta e nona maior economia do mundo, o Brasil sediará pela primeira vez a conferência em 2025. A COP 30 será realizada entre 10 e 21 de novembro em Belém.
A COP é um espaço importante para o diálogo e a cooperação entre os países e com o objetivo comum de conter o aumento da temperatura global para evitar efeitos como aumento do volume de oceanos e a redução da disponibilidade de água.
Entre as conquistas obtidas por meio das reuniões da convenção, está o Protocolo de Kyoto, tratado para reduzir as emissões de gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento global. Foi assinado em 1997 e entrou em vigor em 2005. Já o Acordo de Paris, assinado na COP 21, foi adotado em 2015 e ratificado pelo Congresso brasileiro no ano seguinte. Tem por objetivos fortalecer a resposta à ameaça da mudança do clima e reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos gerados pelo aquecimento global. Por meio desse acordo, os governos se comprometeram em agir para manter o aumento da temperatura média mundial “bem abaixo” dos 2 °C em relação aos níveis pré-industriais.
O governo brasileiro estabeleceu a meta de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37% até 2025, com uma contribuição indicativa subsequente de redução de 43% em 2030, em relação aos níveis de emissões estimados para 2005.
- CCJ aprova regulamentação da reforma tributária, que segue com urgência para o Plenário
- Eduardo Braga complementa parecer e negocia ajustes na reforma tributária
- Plenário votará regulamentação da reforma tributária nesta quinta-feira
- Sessão do Congresso é cancelada para garantir votação da reforma tributária
- CCDD: Celulares deverão ter acionamento de emergência contra violência doméstica
- Reunião deliberativa da Comissão de Constituição e Justiça – 11/12/24
- Marco da Inteligência Artificial é aprovado em Plenário e vai à Câmara
- CPI das Bets: governo já bloqueou mais de 5 mil sites de apostas ilegais
- Regulamentação do uso da inteligência artificial vai à Câmara
- Zenaide pede urgência na regulamentação da inteligência artificial