Mudanças em depósitos junto ao Banco Central devem ser votadas dia 3

26/10/2020, 10h34

O Senado deve votar no dia 3 de novembro o projeto que permite ao Banco Central receber depósitos voluntários para reduzir o excesso de dinheiro disponível no mercado (PL 3.877/2020). A ideia, proposta pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), é substituir o instrumento usado hoje, as operações compromissadas, que são contabilizadas na dívida pública e por isso geram mais encargos para o país. A senadora Kátia Abreu (PP-TO), relatora do projeto, explica que a operação não é fiscal, mas monetária e, por isso, deve ficar fora do cálculo da dívida, evitando o pagamento de juros. Segundo Rogério, o modelo já é adotado na Europa e nos Estados Unidos. Mais informações na reportagem de Roberto Fragoso, da Rádio Senado.



Opções: Download


Senado Agora
18h18 Programas assistenciais: Os senadores aprovaram a prorrogação da dedução do IR sobre doações aos programas assistenciais Pronon e Pronas (PL 5.307/2020). A proposta segue para votação na Câmara.
18h16 Anita Garibaldi: O Senado aprovou a realização de sessão especial em homenagem ao bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi. O requerimento para a homenagem (RQS 292/2021) foi apresentado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC).
17h19 Educação pública: Foi retirado da pauta desta terça-feira (23), o PL 3.477/2020, que garante acesso à internet para a educação básica pública. Os senadores concordaram em apreciar a proposta no Plenário marcado para esta quarta-feira (24).
Ver todas ›