Glossário
Local em que são gravadas, creditadas, armazenadas e registradas, em tempo real, as reuniões de comissão. Na TV Senado, também é chamada de pantilt.
Na Rádio Senado: breve material gravado, inserido várias vezes durante a programação, para anunciar programa, chamar atenção para informação de utilidade pública ou divulgar mensagem institucional.
Na TV Senado: produto de curta duração que visa chamar atenção do telespectador para que assista a um programa; a chamada informa dia e horário de exibição do programa.
Método jornalístico usado para verificar se uma informação é confiável, visando o combate à desinformação. Consiste na pesquisa em diversos meios (internet, redes sociais, aplicativos de mensagens, meios de comunicação) para averiguar:
- a origem e a confiabilidade dos dados;
- se o conteúdo foi alterado ou manipulado; e
- como a informação foi propagada.
Ver Senado Verifica.
Documento utilizado para organizar e planejar eventos ou projetos. Inclui a listagem das tarefas a serem realizadas, a designação dos responsáveis e os prazos de execução, facilitando o monitoramento das etapas e contribuindo para uma execução correta.
Profissional responsável por coordenar a equipe de editores de jornalismo em um veículo da Secom.
Na TV Senado, quando é responsável por apenas um noticiário, é chamado de editor-chefe.
Profissional responsável por montar e exibir a programação da emissora.
Profissional responsável por coordenar e avaliar os trabalhos criativos, garantindo que as soluções apresentadas atendam às necessidades de comunicação e respeitem os objetivos estratégicos.
Profissional responsável por coordenar e avaliar os trabalhos de planejamento de marketing e comunicação.
Profissional responsável por coordenar a cobertura jornalística, distribuindo pautas entre repórteres e equipes de reportagem.
Efeito que consiste em inserir uma imagem sobre outra por meio da anulação de uma cor-padrão (por exemplo, o azul).
Automatização de integração, testes e implantação de código para acelerar atualizações de software.
Fases pelas quais passa um documento arquivístico desde a sua produção até a guarda permanente ou eliminação.
As Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) são tributos de competência exclusiva da União, com arrecadação e aplicação de recursos vinculadas a um setor específico. A mais conhecida, a CIDE Combustíveis, foi instituída pela Lei 10.336, de 2001, para assegurar investimentos em infraestrutura de transporte, em projetos ambientais relacionados à indústria de petróleo e gás e em subsídios ao transporte de álcool combustível, gás natural, petróleo e derivados.
A CIDE Combustíveis incidente sobre a importação e a comercialização de gasolina, diesel, querosene de aviação, óleos combustíveis, gás liquefeito de petróleo (GLP) e álcool etílico combustível. Os contribuintes são os formuladores (laboratórios de pesquisa), produtores (refinarias) e importadores (pessoas físicas ou jurídicas).
Em inglês: Costs of insurance and freight. É o preço de venda da mercadoria e os custos associados a seguros e fretes incorridos até a entrega ao lugar de destino.
Também chamado de circuito interno de TV, é um sistema de televisão que distribui sinais provenientes de câmeras localizadas em locais específicos, para um ou mais pontos de visualização.
Ato pelo qual são convocados o réu, o executado ou o interessado para integrar a relação processual (Ver verbete Intimação).
Ato por meio do qual são convocados o réu, o executado ou o interessado para participarem do processo (cf. art. 238 do CPC).
(Veja Intimação)
Primeira divisão de um plano de classificação, é um conjunto estruturado de temas ou categorias que representam os tipos de conteúdo produzido, transmitido ou registrado. Essa classificação visa facilitar a identificação, o registro, o tratamento e a recuperação de conteúdos no ambiente de produção e gestão audiovisual.
Equipamento por meio do qual se comunicam os profissionais envolvidos nas operações ao vivo.
Ver Programa ao vivo e Live.
Produto de curta duração, geralmente com música, que mostra as imagens mais importantes de um determinado evento, cobertura ou assunto.
Processo de monitoramento, análise e arquivamento de notícias e menções feitas à instituição nos meios de comunicação.
Ver Clipping.
São as cenas gravadas em formato digital. A cada disparo da câmera e corte, registra-se um clipe.
Seleção de notícias publicadas sobre pessoa ou instituição (pública ou privada) em meios de comunicação físicos e digitais. Na Secom, o clipping se chama Senado na Mídia.
Enquadramento fechado da câmera que foca em detalhes ou partes específicas de uma cena, como o rosto de uma pessoa, um objeto ou uma ação. É uma técnica usada para reforçar emoção e intensidade ou destacar um elemento importante da narrativa visual.
Serviços de TI sob demanda via internet, como servidores virtuais (IaaS) e aplicativos prontos (SaaS).
Sistema de gerenciamento de conteúdo que permite criar, editar e publicar conteúdo digital sem conhecimento técnico avançado (por exemplo, WordPress, Joomla).
Trabalho de apuração jornalística de um ou mais fatos ou eventos no local de sua ocorrência, para produzir notícia.