Aviso de Pauta

Sessão solene do Congresso Nacional comemora 200 anos da Independência do Brasil - 8/9/2022

Como parte das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, o Congresso Nacional realiza sessão solene nesta quinta-feira (8), às 10h, no plenário da Câmara dos Deputados.

A sessão contará com a presença do presidente da República Jair Bolsonaro; do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira; do presidente de Portugal Marcelo Rebelo; além do presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, que presidirá os trabalhos.

O evento deverá reunir ainda chefes de estado e de outras ex-colônias portuguesas, ex-presidentes do Brasil e ex-presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados.

O Hino Nacional será apresentado pela cantara Fafá de Belém e o Hino da Independência pelo Coral do Senado.

Antes da sessão será aberta a exposição "200 Anos de Cidadania: O Povo e o Parlamento", no Salão Negro do Congresso Nacional.

 

Acesso da Imprensa

Os profissionais da imprensa credenciada junto ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados somente terão acesso ao Salão Verde do Congresso Nacional, em local reservado.

Fotógrafos e Cinegrafistas (câmera na mão) poderão captar imagens a partir da galeria da Câmara dos Deputados.

Não haverá credenciamento específico para a solenidade. Solicitações de credenciamento provisório serão recebidas somente pelo e-mail credenciamento.imprensa@senado.leg.br. As informações estão detalhadas na página da Assessoria de Imprensa.

O trânsito das imediações do Congresso Nacional estará fluindo normalmente em todas as vias. O acesso da via de descida da rampa (avenida das Bandeiras), entretanto, será fechado para servidores, colaboradores e profissionais de imprensa a partir das 8h; somente poderão descer veículos com parlamentares/autoridades convidadas.

 

Imagens e áudios oficiais

▶ Vídeos - Para ter acesso ao conteúdo audiovisual produzido em conjunto pela TV Senado e TV Câmara entre em contato com seacer@senado.leg.br ou cadastre-se na TV Senado Agência aqui.

▶ Áudios - Os áudios podem ser baixados do portal Senado Multimídia. O conteúdo produzido pela Rádio Senado pode ser baixado na página da Radioagência Senado.

▶ Fotos - As fotos são disponibilizadas no Senado Fotos.

▶ Notícias – todo o conteúdo produzido pelas equipes de jornalismo da Secretaria de Comunicação do Senado (SECOM) está disponível no portal Senado Notícias e nos portais da Rádio Senado e da TV Senado.

 

Programação

9h - Abertura da Exposição 200 Anos de Cidadania: O Povo e o Parlamento.

Curadoria: Museu do Senado e Centro Cultural da Câmara dos Deputados

Local: Salão Negro do Congresso Nacional

 

10h - Sessão Solene destinada a comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil

Local: Plenário Ulysses Guimarães, Câmara dos Deputados

 

 

Veja também:

Autoridades confirmam presença na sessão do Bicentenário da Independência

Sessão solene do Congresso Nacional marcará os 200 anos da Independência do Brasil

Exposição no Congresso revisita a história da construção da cidadania no Brasil

Hotsite “Bicentenário da Independência do Brasil

 

Assessoria de Imprensa

Senado Federal

Conteúdo alterado às 13h02 de 06/09/2022 para incluir informações sobre o trânsito nas imediações do Palácio do Congresso Nacional e a participação da cantora Fafa de Belém.
Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid