Aviso de Pauta

Orientações para cobertura de Imprensa - Eleição da Mesa do Senado

ATENÇÃOTendo em vista as medidas anunciadas pela Polícia Militar do Distrito Federal quanto ao fechamento do acesso à Esplanada dos Ministérios no dia 1ª de fevereiro, as medidas preventivas contra a covid-19, e a instalação de cabines de votação no Salão Azul, foram feitas alterações nos itens “Acesso ao Senado Federal”, “Locais disponíveis à Imprensa” e “Link”.

A entrada da imprensa nas instalações do Senado Federal será permitida a partir de 9h.

As orientações permanecem válidas para a segunda reunião preparatória destinada à eleição dos demais membros da Mesa.

Atualizado em 01/02/2021

Cobertura de Imprensa para a eleição da Mesa Diretora

Data e local: 1º de fevereiro, às 14h, no Plenário do Senado Federal - eleição do Presidente

                     2 de fevereiro, às 14h,  no Plenário do Senado Federal -  eleição dos demais membros.

A organização do evento esclarece que a atual crise sanitária exige extrema responsabilidade do Senado Federal, no sentido de evitar aglomeração desnecessária de pessoas e diminuir o risco de novas infecções. Assim, continuarão válidas para a sessão preparatória de eleição da Mesa Diretora, nos dia 1º e 2 de fevereiro, as disposições do Ato da Comissão Diretora 9/2020, que disciplinou o funcionamento semipresencial do Senado Federal na semana de 21 a 25 de setembro de 2020, e as medidas preventivas adotadas pelo Senado Federal para o enfrentamento à pandemia de Covid-19, a fim de evitar aglomerações e diminuir o risco de novas infecções.

Entretanto, caso a vinda dos profissionais de imprensa seja indispensável, seguem as orientações para o acesso e o trabalho desses jornalistas e técnicos nas instalações do Senado Federal na ocasião.

 

Cobertura não presencial

▼ Será possível acompanhar os trabalhos por meio dos veículos do Senado (Rádio e TV Senado), pelo Youtube da TV Senado, pelo Senado Multimídia e pelo portal Senado Notícias.

 

Acesso ao Senado Federal

▼Todos os profissionais de imprensa credenciados terão acesso ao Senado Federal pelos Anexos 1 (entrada pela Via N1) e 2 (entrada pela via N2 – Bloco B), desde que sigam o protocolo de segurança exigido para servidores e demais colaboradores em trabalho presencial em ambientes fechados.

Alteração: A entrada da imprensa pelo Anexo 2 (entrada pela via N2 – Bloco B) se destinará apenas para acesso ao Túnel do Tempo e ao Comitê de Imprensa. Não haverá acesso ao Salão Azul. Para acessar o Salão Negro e a Chapelaria, deverá ser usada a entrada pelo Anexo I.

O acesso ao Senado Federal deverá ser feito pela via N2, uma vez que as vias N1 e S1 estarão fechadas ao tráfego de veículos.

▼Antes de virem ao Senado Federal, os profissionais devem preencher no dia da sessão um questionário sobre sintomas da covid-19, como febre, tosse e coriza. Se não apresentarem nenhum sintoma, receberão um QR Code, que deverá ser mostrado e validado pelo recepcionista. Esse procedimento deverá ser repetido todos os dias.

Responda ao questionário em:

Visitante: http://bit.ly/QRCodeVisitanteSF

Colaborador do SF: https://bit.ly/QRCodeColaborador

Saiba mais no vídeo: https://bit.ly/2NHHBYc

▼ Não haverá credenciamento específico para a solenidade e as credenciais atualmente em uso continuam válidas. No entanto, solicitações de credenciamento provisório serão recebidas somente pelo e-mail credenciamento.imprensa@senado.leg.br.

▼ Os documentos necessários para o cadastro devem ser enviados juntamente com o pedido. Todas as informações estão detalhadas na página da Assessoria de Imprensa, no site https://www12.senado.leg.br/assessoria-de-imprensa/credenciamento-deimprensa.

 

Acesso ao Plenário

▼O acesso ao Plenário não será permitido.

▼ Não será permitido acesso à Tribuna de Imprensa.

 

Locais disponíveis à imprensa

▼ Os profissionais poderão ocupar os seguintes espaços: Túnel do Tempo, áreas reservadas no Salão Negro e no Salão Branco (Chapelaria) e na via de acesso à Chapelaria (calçada ao lado da banca).

▼ O Comitê de Imprensa do Senado Federal estará aberto e os profissionais deverão observar todas as regras de segurança sanitária.

Alteração: A circulação de profissionais da imprensa não será permitida no Salão Azul.

 

Link

▼ As equipes de TV e Rádio poderão instalar links e LPs nos locais anteriormente mencionados: Túnel do Tempo,  Salão Negro, Salão Branco (Chapelaria) e na via de acesso à Chapelaria (espaço na calçada ao lado da banca).

Alteração: Não será permitida a instalação de links no Salão Azul (Ala das Bandeiras e espaço em frente à Presidência). 

▼A Galeria do Plenário do Senado será franqueada apenas a 41 (quarenta e um) cinegrafistas e fotógrafos, com equipamentos sem tripé, em esquema de rodízio.

Alteração: Foi aumentado de 20 para 41 o número de profissionais na galeria.

 

Imagens e áudios oficiais

▼ Vídeos -  A TV Senado vai disponibilizar o conteúdo em vídeo da Eleição da Mesa do Senado para download em sua TV Agência.

Para acessar, siga o passo a passo:

1. Acesse: http://201.54.48.83

2. Clique em TV Agência/ TV Senado Bruto

3. Insira o nome do usuário: TVSenado_Bruto

4. Insira a senha: mfperr

5. Clique na pasta TV Agência>TV Senado Bruto>Eleição_Mesa

6. Clique no arquivo desejado para baixar

▼ Áudios - Os áudios da sessão estarão disponíveis no Senado Multimídia. As matérias e flashs produzidos podem ser baixados na página da Rádio Senado.

▼ Fotos - As fotos serão disponibilizadas no Senado Fotos.

 

Barreiras de segurança

▼ No dia destinado à sessão preparatória, haverá a restrição de acesso às imediações do Plenário, a partir de 12h30, por meio de barreiras controladas pela Polícia da Casa, que, contudo, permitirão o acesso dos profissionais de imprensa pelos Anexos I e II (Bloco B) e sua movimentação entre os locais de cobertura.

 

Entrevista coletiva do Presidente do Senado

▼ Está prevista coletiva do Presidente Davi Alcolumbre para o dia 1º de fevereiro de 2021, às 13h, no Salão Negro, respeitando-se critérios estabelecidos pela Assessoria da Presidência no momento e medidas de prevenção à Covid19 em todos os espaços.

 

Comportamento

▼ Deve ser respeitado o distanciamento mínimo recomendado entre pessoas. Quando o número máximo de pessoas for atingido, as equipes devem ser reduzidas, a fim de garantir a entrada ou a permanência de profissionais de diferentes veículos.

▼ Todos os profissionais devem usar máscaras de proteção facial indicadas por autoridades de saúde, com observância ao seu uso adequado.

▼ O Senado está seguindo todas as normas de limpeza de superfícies, com ampla disponibilização de álcool em gel 70%. Também foram adotados protocolos de higienização periódica de maçanetas, botões de elevadores e demais locais de contato frequente com as mãos.

▼ Nos espaços destinados à imprensa, estarão disponíveis monitores de TV para acompanhamento da sessão, dispensadores de álcool em gel 70% e água potável (cada profissional deve levar recipiente de uso individual, uma vez que não serão fornecidos copos descartáveis).

 


Assessoria de Imprensa
Senado Federal

 

Acesse também: Convocação de reunião preparatória para eleição da Mesa

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid