8 de Janeiro

Aviso de pauta - Ato "Democracia Inabalada"

A Assessoria de Imprensa do Senado Federal informa que será realizado no dia 8 de janeiro corrente, às 15h, no Salão Negro do Palácio do Congresso Nacional, o "Ato Democracia Inabalada”. O evento marca o período de um ano após as ações de vandalismo contra as sedes dos Três Poderes, ocorridas no dia 8 de janeiro do ano passado, e tem o objetivo de reafirmar a importância e a força da democracia brasileira e de restituir ao patrimônio público, de maneira simbólica, alguns itens depredados durante a invasão.

Autoridades

Participam da cerimônia, dentre outros, os presidentes dos Três Poderes, o vice-presidente da República, o presidente da Câmara dos Deputados, os presidentes dos tribunais superiores, o procurador-geral da República, os governadores de Estado, os ministros de Estado, os secretários executivos dos ministérios, os presidentes de estatais e representantes das organizações da sociedade civil.

Roteiro

Na abertura do ato, haverá a execução do Hino Nacional pela ministra de Estado da Cultura, senhora Margareth Menezes, acompanhada de grupo musical. Em seguida, haverá o uso da palavra pelos presidentes dos Três Poderes. Encerrando a solenidade, as autoridades do dispositivo principal irão até a entrada do Salão Nobre do Senado Federal, para a entrega simbólica da tapeçaria de Burle Marx e de uma réplica da Constituição Federal de 1988.

 A obra de Burle Marx, criada em 1973, foi vandalizada durante a invasão do Palácio do Congresso Nacional em 8 de janeiro. Após minucioso trabalho de restauração, a tapeçaria foi reintegrada ao patrimônio do Senado Federal. Já a réplica da Constituição foi recuperada, sem qualquer dano, após ter sido furtada do Supremo Tribunal Federal, também no dia 8 de janeiro.

Cobertura da imprensa

Não haverá credenciamento específico para a solenidade. Todos os profissionais de imprensa com credenciamento válido no Palácio do Planalto, no Senado Federal, na Câmara dos Deputados e no Supremo Tribunal Federal poderão acessar o Palácio do Congresso Nacional pela Via N2 (Anexo 2 do Senado Federal), até as 14h40 do dia 8 de janeiro. Haverá bolsões de imprensa nos Salões Branco (Chapelaria) e Verde. Apenas fotógrafos e jornalistas dos principais veículos que cobrem os Três Poderes, devidamente identificados por suas credenciais e hologramas, terão acesso ao Salão Negro.

Barreiras de segurança

Haverá restrição de acesso às imediações do Salão Negro, a partir das 14h, por meio de barreiras controladas pelas Polícias Legislativas do Senado e da Câmara dos Deputados, que, contudo, permitirão a movimentação entre os locais de cobertura reservados à imprensa. Será impedida a movimentação da imprensa minutos antes do início da solenidade. Após o início do ato, a circulação será liberada e voltará a ser impedida minutos antes do seu encerramento.

Links

As equipes de TV e de rádio poderão instalar links e LPs no Salão Verde e no Salão Branco, a partir de 7h do dia 8. Os caminhões de link deverão ser estacionados ao longo da Via S1, do lado da Câmara dos Deputados. Para mais informações e solicitações, favor acessar: https://www12.senado.leg.br/assessoria-de-imprensa/blocos/formularios/link-lp-gravacao-e-fotos/@@images/file

Rede wi-fi aberta à imprensa e aos convidados

Durante o evento, estará à disposição uma rede wi-fi aberta de acesso a não credenciados para uso da imprensa e convidados, com as seguintes instruções:

• Características: funcionamento apenas no dia 8 de janeiro, entre o meio-dia e as 18h; e cobertura no edifício principal, Túnel do Tempo e térreo do Anexo 1; e
• A rede terá o nome "Democracia Inabalada":
- Ao se ligar a essa rede, será solicitado ao usuário que se registre mediante entrada de nome e e-mail;
- o sistema enviará um e-mail com um link de acesso contendo a autorização. Adicionalmente, o usuário receberá acesso por 5 minutos necessários ao recebimento do link de autorização; e
- Clicando no link recebido por e-mail, o acesso wi-fi estará franqueado para todo o evento.

Imagens e áudios oficiais

▶ Transmissão - O acompanhamento da solenidade pode ser feito por meio dos veículos de comunicação dos Três Poderes. No Senado,  haverá transmissão pela Rádio TV Senado, pelo Youtube da TV Senado, pelo Senado Multimídia e pelo portal Senado Notícias.

Para ter acesso ao conteúdo audiovisual produzido pela TV Senado, entre em contato com seacer@senado.leg.br ou cadastre-se na TV Senado Agência aqui. Os usuários cadastrados têm acesso a imagens, áudios, coletivas, reportagens, trechos das comissões e das sessões plenárias em versão pré-master (sem crédito) para download com qualidade superior. Para obter imagens referentes às atividades legislativas do Senado na versão máster (com crédito), acesse o Senado Multimídia.

▶ Áudios - Os áudios das atividades legislativas do Senado podem ser baixados do portal Senado Multimídia. O conteúdo produzido pela Rádio Senado pode ser baixado na página da Radioagência Senado (senado.leg.br/radioagencia), após cadastramento. Usuários cadastrados têm acesso a flashes e áudios exclusivos, incluindo coletivas.

▶ Fotos - As fotos são disponibilizadas no Senado Fotos.

▶ Notícias – todo o conteúdo produzido pelas equipes de jornalismo da Secretaria de Comunicação do Senado (SECOM) está disponível no portal Senado Notícias e nos portais da Rádio Senado e da TV Senado.

 

Outras informações sobre o Ato Democracia Inabalada acesse aqui.

 

Assessoria de Imprensa

Senado Federal

 

 

 

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid