Aviso de Pauta

Abertura do Ano Legislativo 2023 - Orientações para cobertura de imprensa

A Assessoria de Imprensa do Senado Federal informa que está convocada sessão solene do Congresso Nacional destinada à inauguração da 1ª Sessão Legislativa Ordinária da 57ª Legislatura, no dia 2 de fevereiro de 2023, às 15h, no Plenário da Câmara dos Deputados.

Deverão ser observadas as orientações abaixo para a cobertura da imprensa.

 

Acesso ao Congresso Nacional – Senado Federal e Câmara dos Deputados

▶ Não haverá credenciamento específico para a sessão solene. O acesso será feito mediante apresentação de credencial emitida pelo Senado Federal.

▶ Todas as informações sobre credenciamento junto ao Senado Federal estão detalhadas na página da Assessoria de Imprensa.

 

Locais disponíveis para a imprensa

▶ Haverá espaço reservado para os profissionais no Salão Verde, Salão Branco e Salão Negro.

▶ A Galeria do Plenário da Câmara dos Deputados será franqueada apenas para cinegrafistas e fotógrafos, com equipamentos sem tripé.

▶ Os Comitês de Imprensa do Senado Federal e da Câmara dos Deputados estarão abertos aos profissionais.

  

Link

▶ As equipes de TV e de rádio poderão instalar links e LPs no Túnel do Tempo, no Salão Azul, no Salão Verde, no Salão Negro, no Salão Branco (Chapelaria) e, em caso de chuva, na via de acesso à Chapelaria (espaço na calçada ao lado da banca), a partir de 7h do dia 2.

 

Barreiras de segurança

▶ Haverá restrição de acesso às imediações do Plenário, a partir das 14h, por meio de barreiras controladas pelas Polícias Legislativas do Senado e da Câmara dos Deputados, que, contudo, permitirão a movimentação entre os locais de cobertura reservados à imprensa.

▶ Será impedida a movimentação da imprensa minutos antes do início da sessão. Após o início da sessão, a circulação será liberada e voltará a ser impedida minutos antes do seu encerramento.

  

Imagens e áudios oficiais

▶ Imagens  - O acompanhamento da sessão pode ser feito por meio dos veículos de comunicação do Senado (Rádio TV Senado), pelo Youtube da TV Senado, pelo Senado Multimídia e pelo portal Senado Notícias.

Para ter acesso ao conteúdo audiovisual produzido pela TV Senado entre em contato com seacer@senado.leg.br ou cadastre-se na TV Senado. Confira as instruções aqui.

Os usuários cadastrados têm acesso a imagens, áudios, coletivas, reportagens, trechos das comissões e das sessões plenárias em versão pré-master (sem crédito) para download com qualidade superior.

Para obter imagens referentes às atividades legislativas do Senado na versão máster (com crédito), acesse o Senado Multimídia.

▶ Áudios - Os áudios das atividades legislativas do Senado podem ser baixados do portal Senado Multimídia. O conteúdo produzido pela Rádio Senado pode ser baixado na página da Radioagência Senado (senado.leg.br/radioagencia), após cadastramento. Usuários cadastrados têm acesso a flashes e áudios exclusivos, incluindo coletivas.

▶ Fotos - As fotos são disponibilizadas no Senado Fotos.

▶ Notícias – todo o conteúdo produzido pelas equipes de jornalismo da Secretaria de Comunicação do Senado (SECOM) está disponível no portal Senado Notícias e nos portais da Rádio Senado e da TV Senado.

 

Roteiro

A sessão solene do Congresso Nacional destinada à retomada dos trabalhos legislativos tem o seguinte encaminhamento:

  1. A sessão solene é aberta pelo presidente do Congresso Nacional (Presidente do Senado Federal);
  2. O presidente determina que o portador da mensagem do Poder Executivo seja conduzido à Mesa;
  3. A mesa da solenidade é composta pelo presidente do Congresso Nacional, pelo presidente da Câmara dos Deputados, pelo presidente da República (ou portador da mensagem do Poder Executivo), pela presidente do STF (ou portador da mensagem do Poder Judiciário) e por integrantes da Mesa do Congresso;
  4. A Banda dos Fuzileiros Navais, no interior do Plenário, executa o Hino Nacional (momento em que todos devem ficar de pé);
  5. O presidente passará a palavra ao presidente da República para proceder à leitura da mensagem do Executivo ou determinará ao primeiro-secretário receber a mensagem do Executivo e proceder à leitura do documento;
  6. O presidente passará a palavra ao presidente do Supremo Tribunal Federal para proceder à leitura da mensagem do Judiciário;
  7. O presidente da Câmara dos Deputados faz uso da palavra. O presidente do Congresso Nacional faz uso da palavra e dá por encerrada a sessão.

 

A sessão é precedida pela chegada dos chefes dos Poderes Legislativo (Presidente do Senado e da Câmara dos Deputados), Judiciário e Executivo na entrada principal do Palácio do Congresso Nacional.

 

Assessoria de Imprensa

Senado Federal

 

Saiba mais

30/01/2023 - Cerimônia de abertura do ano legislativo acontece nesta quinta-feira

27/01/2023 - Posse de senadores e abertura dos trabalhos terão policiamento reforçado

26/01/2023 - Congresso tem 24 vetos presidenciais na fila de votação

24/01/2023 -  Congresso inicia ano legislativo com 27 MPs pendentes de votação

17/01/2023 - Senadores eleitos tomarão posse no dia 1º de fevereiro - Orientações para cobertura de imprensa

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid