Kajuru defende permanência de Jean Paul Prates na presidência da Petrobras

Da Agência Senado | 09/04/2024, 15h48

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) defendeu, em pronunciamento nesta terça-feira (9), a permanência no cargo do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Ele está sob forte pressão nos últimos dias, com aliados do governo defendendo uma troca de comando na estatal. Kajuru criticou a declaração do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que alegou ter divergências com Prates e se negou a avaliar sua gestão, afirmando que isso é função do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

— O que de pessoal o senhor [Alexandre Silveira] tem contra o presidente da Petrobras? Ou quais são os seus interesses em querer derrubá-lo? São interesses escusos? São interesses honestos, que vão contribuir com o país? — questionou Kajuru.

O parlamentar elogiou o trabalho de Prates e destacou que o líder da estatal fez mestrado no exterior, especializando-se em planejamento energético, gestão ambiental e economia do petróleo, tendo quase quatro décadas de experiência na criação e execução de projetos nas áreas de gás natural, petróleo, biocombustíveis e energia renovável.

— Além de mostrar visão estratégica privilegiada, Jean Paul Prates faz, na Petrobras, uma gestão, a meu ver, [...] isenta de quaisquer reparos. Acabou com o famigerado PPI (Preço de Paridade de Importação). Desde a implementação da nova estratégia comercial, em maio de 2023, o Brasil vivencia maior estabilidade nos preços dos combustíveis. Ainda no ano passado, o primeiro de Jean Paul Prates na presidência, a Petrobras alcançou o segundo maior lucro líquido de sua história, e saibam, R$ 124,6 bilhões. Aí, de uma hora para a outra, nasce uma crise desnecessária. Insisto na pergunta: ela é escusa? Ela tem interesses num setor tão desejado e sonhado? O setor de energia?

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)