Cleitinho propõe convite a Elon Musk para debater liberdade de expressão

Da Agência Senado | 09/04/2024, 18h54

O senador Cleitinho (Republicanos-MG) propôs, em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (9), convidar o CEO da Tesla, da SpaceX e da rede social X (antigo Twitter), Elon Musk, para discutir liberdade de expressão no Senado. Em seu discurso, Cleitinho ressaltou a importância do tema para a democracia do país. Ele destacou que Musk tem publicado diversas declarações e denúncias contra autoridades brasileiras e é fundamental que o Senado não ignore essas questões, mas as investigue devidamente. 

— A gente poderia fazer uma CPI ou até um pedido de impeachment , que tanto pedem aqui. A gente não vai prevaricar. Eu quero fazer um requerimento para que todos os senadores que são a favor da democracia e da liberdade de expressão possam também assinar junto comigo. Há países que já proíbem o X, o antigo Twitter, como Rússia, Coreia do Norte, China e Irã. O que esses países são? O que eles praticam? Ditadura! Será que isso vai acontecer aqui em nosso país também? — questionou. 

No mesmo discurso, antes da decisão do TRE-PR que absolveu o senador Sérgio Moro (União-PR), Cleitinho disse estar preocupado com a possibilidade de cassação dos senadores Moro e Jorge Seif (PL-SC). Ele enfatizou que, no ano em que o Senado completa 200 anos, é importante  combater injustiças, independentemente de partido político. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)