CRE vota criação de mais três grupos parlamentares

Da Agência Senado | 20/03/2024, 19h16

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) tem reunião marcada para esta quinta-feira (21), às 10h, para votar a criação de três grupos parlamentares. Um deles é o grupo parlamentar Brasil-Síria (PRS 20/2022). De iniciativa do senador Esperidião Amin (PP-SC), o projeto tem o apoio do relator, senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

O grupo terá como finalidade incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Legislativos dos dois países. Amin destaca que os laços históricos, culturais e familiares entre os dois países são fortalecidos em virtude da forte presença da comunidade síria no Brasil. Ele informa que as estimativas apontam que há cerca de 4 milhões de descendentes de sírios no Brasil. Para Nelsinho, “o cenário interno da Síria, que vive conflito iniciado há mais de dez anos, inevitavelmente trouxe impactos sobre sua relação bilateral com o Brasil”. O relator diz acreditar, diante dessa situação, que a abertura de mais esse canal de diálogo “seja bastante bem-vinda”.

A CRE também vai votar a criação do grupo parlamentar Brasil-Equador (PRS 41/2023). Da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), a proposta tem o apoio do relator, senador Chico Rodrigues (PSB-RR). Outro grupo parlamentar cuja criação está na pauta da CRE é o Brasil-Japão (PRS 72/2023), da senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Esperidião Amin apresentou relatório favorável ao projeto. 

Indústria e convenção internacional

Ainda consta da pauta da CRE o projeto que institui a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Indústria Aeroespacial Brasileira (PRS 56/2023). Do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), a matéria tem o apoio do senador Magno Malta (PL-ES). A comissão ainda deve votar o projeto que aprova o texto da Convenção sobre a Organização Internacional de Auxílios Marítimos à Navegação, assinada em Paris, em 2021 (PDL 278/2023). O projeto veio da Câmara dos Deputados e tem o apoio do relator, Chico Rodrigues.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)