Lucas Barreto pede plano para desenvolver e tirar Amapá da pobreza

Da Agência Senado | 13/03/2024, 19h18

O senador Lucas Barreto (PSD-AP) lamentou os dados mais recentes do IBGE, referentes a 2021, que colocam o Amapá na última posição, entre os estados, na área de saneamento básico.

Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (13), o parlamentar ressaltou que o estado também ocupa a terceira pior posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), revelando a disparidade entre as regiões Sul e Norte do país. Para ele, "normas ambientais estão matando as economias tradicionais e reduzindo a população do interior da Amazônia".

— Espero que todas essas pessoas que sofrem essa criminalização ecológica, como reais refugiados ambientais, não passem a viver em cidades subnormais, hoje, redefinidas pelo IBGE como favelas urbanas — disse.

O parlamentar enfatizou que a situação é um "paradoxo amazônico" que transforma a preservação ambiental em pobreza, porque enquanto existe uma forte necessidade de investimentos para fortalecer o emprego e a renda, a região tem um grande potencial de riqueza com a exploração do petróleo do pré-sal na costa equatorial do Amapá. Segundo ele, "é uma oportunidade para impulsionar o desenvolvimento econômico da região".

— Não se combate a pobreza só com alimentos! A única via de mitigar esse sofrimento é transformar essa realidade, que será por meio de grandes investimentos nas bases do fortalecimento de geração de emprego e renda [...]. Para quebrar a dormência do desenvolvimento do Amapá, ainda que tardio, temos urgentemente que combinar a exploração de nossas potencialidades, conservando nossos biomas e mantendo nosso gratuito papel de grande servidor de serviços ambientais — propôs.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)