Rota Turística do Caminho das Missões é aprovada pela CDR

Da Agência Senado | 05/03/2024, 10h46

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou nesta terça-feira (5) projeto de lei da Câmara dos Deputados que cria a Rota Turística do Caminho das Missões, no estado do Rio Grande do Sul (RS).

O PL 570/2022 recebeu relatório favorável do senador Jorge Seif (PL-SC). O colegiado aprovou urgência para análise da matéria em Plenário. 

Segundo o texto, a nova rota objetiva fomentar o desenvolvimento das atividades turísticas em diversos municípios do RS e receberá o apoio de programas oficiais destinados ao fortalecimento da regionalização do turismo. 

Para o relator, o projeto apresenta diversos pontos positivos, como o desenvolvimento econômico e social de uma ampla gama de municípios, estimulando o turismo cultural, histórico, religioso e científico de regiões que muitas vezes são menos contempladas por políticas públicas. 

— Ao consolidar e promover a rota turística, o projeto contribui para a preservação e valorização do patrimônio cultural e histórico relacionado às missões jesuíticas, fortalecendo a identidade local e atraindo visitantes interessados nesses aspectos — afirmou o relator.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)