Hidrogênio sustentável é tema de debate conjunto de comissões na terça

Da Agência Senado | 22/02/2024, 15h51

As Comissões de Infraestrutura (CI) e de Meio Ambiente (CMA) fazem na terça-feira (27), às 9h, audiência pública conjunta sobre o hidrogênio sustentável, para debater o potencial do produto como fonte renovável de energia, sua utilização na indústria e seu poder de redução do efeito estufa, além dos desafios para sua viabilidade.

Foram convidados para a audiência:

  • Thiago Vasconcellos Barral, secretário nacional de transição energética e planejamento do Ministério de Minas e Energia;
  • Carlos Alexandre Principe Pires, representando o Ministério do Meio Ambiente;
  • Camila Ramos, vice-presidente de investimentos e hidrogênio verde da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar);
  • Paulo Emílio Valadão de Miranda, presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2);
  • Milton Fernando Rego, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados (Abiclor);
  • Juliana Borges de Lima Falcão, gerente de energia e clima da Confederação Nacional da Indústria (CNI);
  • Representantes dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; do Conselho Federal de Química (CFQ); da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim); da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A promoção da audiência atende a requerimento (REQ 34/2023 — CI) do senador Confúcio Moura (MDB-RO), aprovado em 3 de maio de 2023. Na justificativa do pedido, o parlamentar chama a atenção para o grande potencial do Brasil para a geração de hidrogênio verde com o uso de energia eólica e solar, condição que pode reforçar a posição do país na “corrida pela descarbonização da economia”.

“A ressalva é que o desenvolvimento desse tipo de solução no país dependeria de medidas estruturais, entre elas a elaboração de uma política industrial que impulsione a produção de equipamentos e a prestação de serviços, com incentivos fiscais para descarbonização dos setores, contribuindo para um desenvolvimento econômico sustentável”, argumenta Confúcio.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)