Girão aponta "intimidação" e aciona PGR contra abuso de poder do governador

Da Agência Senado | 21/12/2023, 13h39 - ATUALIZADO EM 21/12/2023, 15h40

Em um pronunciamento no Plenário na quarta-feira (20), o senador Eduardo Girão (NOVO-CE) informou que vai entrar com uma representação junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o governador do Ceará, Elmano de Freitas, por abuso de poder político. Girão se referiu à fala do governador durante o 34º Encontro Estadual do MST, que teria instigado os beneficiários do Bolsa Família a se tornarem “multiplicadores da ideologia política do governo atual e a atuarem contra opiniões contrárias”. 

— O governador pode estar incurso também em crimes de responsabilidade, como o de improbidade administrativa, pois, de alguma forma, manipula o povo cearense beneficiário de casas populares, pessoas mais pobres, para a criação de um exército de agentes políticos a serviço deles, de quem está no poder, de quem tem essa ideologia, em especial o PT, ou seja, uma manipulação política e ideológica repugnante — disse. 

O senador ainda condenou o que considera gastos excessivos do governo do Ceará com campanhas publicitárias. 

— O governador mantém um orçamento milionário — eu vou aqui falar uma outra coisa, é bilionário, com b de bola e i de índio — com propaganda e publicidade. Nos mesmos níveis do PT, que está lá no poder já há oito anos. O seu antecessor, hoje ministro Camilo Santana, gastou R$ 1,1 bilhão em propaganda. Além desse brutal desperdício, também aumentaram os gastos com o uso abusivo de jatinhos e helicópteros, que só no primeiro semestre consumiram R$ 15 milhões — destacou Girão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)