Aprovados embaixadores para Venezuela, Guiana, Omã e Trinidad e Tobago

Da Agência Senado | 12/12/2023, 18h51

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (12) as indicações da Presidência da República para embaixadores do Brasil na Venezuela, na Guiana, em Omã e em Trinidad e Tobago. Os quatro indicados já haviam sido sabatinados e aprovados pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) também nesta terça.

Venezuela

A indicação da diplomata Glivânia Maria de Oliveira para o posto de embaixadora do Brasil na Venezuela (MSF 86/2023) foi aprovada com 41 votos favoráveis e um contrário, e houve 2 abstenções. A aprovação da indicação se deu em meio à preocupação com a tentativa da Venezuela de incorporar o território de Essequibo, que hoje pertence à Guiana, e com a falta de embaixadores brasileiros no país vizinho — na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2020, o Brasil rompeu relações diplomáticas com a Venezuela e fechou o escritório de representação em Caracas.

Em sua sabatina, Glivânia Maria de Oliveira dividiu a mesa da CRE com a indicada à embaixada na Guiana, a diplomata Maria Cristina de Castro Martins. Questionada pelos senadores sobre possível conflito entre os dois países, Glivânia afirmou que vê a situação com preocupação, mas que está atenta a uma reunião entre os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali, para discutir a disputa territorial.

— Precisamos construir pontes.  [...] Dia 14 está previsto esse encontro, e esse fato é muito importante. Nós vimos um cenário que tem momentos de maior tensão, de busca de caminhos — salientou.

Glivânia Maria de Oliveira ocupa atualmente, no Ministério das Relações Exteriores, a função de diretora do Instituto Rio Branco. Ela serviu nas embaixadas em Varsóvia (Polônia), Londres (Reino Unido) e Assunção (Paraguai), tendo chefiado o Consulado-Geral em Boston (EUA) e a embaixada no Panamá.

Guiana

Com 49 votos favoráveis, um contrário e 2 abstenções, também foi aprovado em Plenário o nome da diplomata Maria Cristina de Castro Martins para embaixadora do Brasil na Guiana. A indicação (MSF 76/2023) também salientou a demanda de uma solução pacífica para a disputa territorial com a Venezuela.

Em sua sabatina, a indicada apontou a questão de Essequibo como principal contencioso da política externa da Guiana. Entre as prioridades apontadas para a missão no país vizinho, Maria Cristina destacou oportunidades na promoção do comércio de investimentos. 

— A descoberta de hidrocarbonetos abre oportunidades para empresários brasileiros nessa área — apontou. 

Graduada em arquitetura e urbanismo, Maria Cristina de Castro Martins ingressou na carreira diplomática em 1994. No Ministério das Relações Exteriores, atuou como assessora da Secretaria de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos, de 2021 a 2022, e atualmente está lotada no Departamento de Imigração e Cooperação Jurídica.

Omã

Com 41 votos a favor, 6 contrários e uma abstenção, o diplomata Alfredo Cesar Martinho Leoni foi aprovado para o cargo de embaixador no Sultanato de Omã, conforme indicação (MSF 38/2023) relatada pelo senador Chico Rodrigues (PSB-RR). Leoni nasceu em Bauru (SP) em 1956 e ingressou na carreira diplomática em 1980. Já foi embaixador no Paquistão, no Afeganistão e no Tajiquistão e representou o Brasil na embaixada na Polônia até 2018.

Durante a sabatina na CRE, Alfredo Leoni afirmou que a presença da indústria mineradora brasileira, que atua no país asiático desde 2011, foi fundamental para a ampliação do mercado para o Brasil no Oriente Médio. Ele também apontou que uma de suas prioridades será garantir o avanço das exportações de minérios e de aves. 

Trinidad e Tobago

Por fim, com 49 votos favoráveis, 3 contrários e 2 abstenções, foi aprovada a indicação (MSF 75/2023) da diplomata Maria Elisa Teófilo de Luna para embaixadora em Trinidad e Tobago. Também sabatinada nesta terça-feira, Maria Elisa esclareceu que pretende equilibrar a balança comercial com o Brasil, hoje amplamente superavitária para Trinidad e Tobago, e sugeriu avançar na exportação de frango, carne e produtos agropecuários. 

Maria Elisa Teófilo de Luna ingressou no Instituto Rio Branco em 1980. Entre 2010 e 2015, a diplomata exerceu a função de embaixadora na capital do Senegal, Dacar. Maria Elisa também foi embaixadora em Acra, capital de Gana, de 2017 a 2022. Atualmente, atua como assessora no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)