Laércio critica cancelamento de voos entre Rio de Janeiro e Aracaju

Da Agência Senado | 30/10/2023, 16h35

O senador Laércio Oliveira (PP-SE) questionou em pronunciamento nesta segunda-feira (30) o motivo da companhia aérea Gol ter cancelado os voos diretos entre o Rio de Janeiro e Aracaju faltando apenas duas semanas para a maior festa do estado, conhecida como Pré-Caju. O parlamentar afirmou que centenas de pessoas querem ir ao evento, mas não conseguem comprar passagens aéreas. Segundo Laércio, a Gol não deu nenhuma explicação ao governo estadual, afirmando apenas que se tratam de "ajustes operacionais”.

Laércio destacou que o aeroporto Santa Maria de Aracaju registrou aumento no número de embarques e desembarques, com um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. O senador também afirmou que a hotelaria tem tido resultados expressivos, com crescimento de no mínimo 10% em comparação a 2022, o que significa 65% de taxa de ocupação geral anual. Segundo o parlamentar, 98% da hotelaria sergipana já foi vendida para as datas do Pré-Caju:

— A pergunta que não quer calar: por que a Gol retirou esse voo de Aracaju? Tanto o governador do estado, Fábio Mitidieri, quanto o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, têm se empenhado pessoalmente para promover o turismo no estado. Diversas ações têm sido promovidas pela Secretaria de Estado do Turismo ao longo deste ano para divulgar o destino "Sergipe" nos principais mercados emissivos de turistas para o estado. A Secretaria de Estado do Turismo de Sergipe tem participado das mais importantes feiras voltadas ao turismo em nível nacional. Além disso, também estamos promovendo capacitações para agentes de viagem de várias partes do país. O objetivo é apresentar as nossas riquezas naturais, culturais e gastronômicas. Mostramos também que temos roteiros turísticos variados e boa estrutura para receber os viajantes.

O parlamentar relatou também que o governo estadual disponibilizou cerca de R$ 15 milhões para a promoção do turismo, além de assinar um Termo de Acordo de Redução do QAV (querosene de aviação), que muitas vezes é alegado pelas companhias aéreas como o grande problema para a oferta de voos:

— O governo assinou um termo de acordo com a companhia aérea Gol, baixando a alíquota incidente de 19% para 12%, contribuindo, assim, para a redução dos seus custos operacionais, já que essa era a grande alegação feita pela companhia aérea. Portanto, era uma contrapartida do governo para estimular a oferta de outros voos, como foi combinado na ocasião. [...] Vemos como profundamente lamentável e equivocada essa decisão unilateral da Gol Linhas Aéreas de suspender os voos para Aracaju. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)