Criação do Prêmio Alysson Paolinelli, de segurança alimentar, é aprovada na CRA

Da Agência Senado | 25/10/2023, 19h30

O Senado poderá premiar as melhores práticas de cultivo sustentável de alimentos e que contribuam para a segurança alimentar no país. Foi aprovado na Comissão de Agricultura (CRA) nesta quarta-feira (25) um projeto de resolução do senador Jayme Campos (União-MT) que cria o Prêmio Alysson Paolinelli. A proposta (PRS 73/2023) recebeu parecer favorável do relator, senador Marcio Bittar (União-AC), e segue agora para análise da Comissão Diretora do Senado.

O Prêmio Alysson Paolinelli será entregue anualmente a três pessoas ou instituições que se destaquem por práticas de cultivo sustentável de alimentos e que contribuam para a segurança alimentar no país, determina o projeto. Para seleção dos candidatos, o texto cria o Conselho do Prêmio Alysson Paolinelli, que será composto por um senador, ou senadora, de cada partido político presente na Casa legislativa. A cerimônia de premiação ocorrerá no Senado Federal.

O prêmio, além de prestar homenagem ao ex-ministro da Agricultura, tem como objetivo incentivar as melhores iniciativas e práticas de produção sustentável de alimentos que contribuam para a segurança alimentar no Brasil.

— Alysson Paolinelli deixou um importante legado para a agricultura brasileira. Poderíamos passar horas falando sobre ele, mas hoje a gente faz um pedacinho do reconhecimento e da gratidão que o Brasil deve a ele — declarou a senadora Tereza Cristina (PP-MS).

Criação da Embrapa

Paolinelli nasceu em 1936 em Bambuí (MG). Entre 1974 e 1979, o engenheiro-agrônomo ficou à frente do Ministério da Agricultura e encabeçou a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021 e, aos 86 anos, morreu em Belo Horizonte em 2023.

Jayme Campos explica que, há cerca de 50 anos, o Brasil precisava importar alimentos para suprir as necessidades da população. Para ele, Paolinelli “teve um papel fundamental na revolução agrícola tropical sustentável que deu autossuficiência de alimentos ao Brasil e transformou o país em potência agroalimentar”.

“Paolinelli desempenhou um papel fundamental ao promover políticas que incentivaram o uso de tecnologias avançadas, novas práticas de cultivo e o desenvolvimento de variedades de plantas mais produtivas”, afirma Bittar em seu parecer. “O resultado foi o aumento significativo na produção de alimentos e uma nova situação de segurança alimentar no país”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)